Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cantora e compositora pernambucana Marcela Souza estreia carreira solo com o EP autoral

Obra musical da artista traz seis canções, com maracatu, coco, ritmos do oeste da África, toques da Jurema Sagrada e do Candomblé, ijexá e samba

Foto: Hugo Muniz

Foto: Hugo Muniz

Cantora e compositora pernambucana Marcela Souza

Artista da cena musical autoral de Pernambuco, Marcela Souza estreia carreira solo reforçando sua identidade e raízes de formação. De origem periférica e da cultura popular, é cria da comunidade do Amaro Branco, em Olinda, onde vive até hoje. Mulher negra, a cantora e compositora lança o EP “Meu Caminho”, com direção musical de Ceci Medeiros. Maracatu, coco, ritmos do oeste da África, toques da Jurema Sagrada e do Candomblé, ijexá e samba estão presentes, além de uma instrumentação regional.

Com criação e realização de Marcela Souza, juntamente com Isaac Souza, o EP tem incentivo público, sendo financiado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo do Estado de Pernambuco e Secretaria de Cultura de Pernambuco.

“Meu Caminho” reúne seis músicas autorais, sendo cinco composições assinadas pela própria Marcela Souza. Uma delas traz a composição de Islan, poeta, cantor, compositor e rabequeiro de São José do Egito (Sertão de Pernambuco). Também tem uma das letras que é em parceria com Diego Leon. Como cantores, estão o mestre olindense Lu do Pneu, referência da cultura popular e do Coco de Praia, e o Babalorixá Takuara Barbosa, do Ilê Asé Oyá Gigan, fundado em 1984 no Recife (bairro de Campo Grande, que fica na Zona Norte).

“Esse EP é o primeiro registro autoral da minha carreira solo, com muitas mãos na realização dessa obra musical pernambucana e brasileira. ‘Meu Caminho’ é uma realidade de representar a cultura e arte a partir de sons e movimentos que influenciam e contribuem para novos pensamentos e ideias de sociedade, comunidade, religião, educação, política etc”, declara Marcela Souza.

As canções são “Eu Sou do Amaro” (composição em parceria com Diego Leon e voz de Lu do Pneu); “Mulher Preta”; “Floresceu”; “Olinda Me Leva” (composição: Isla); “Vendaval de Mim” (participação de Takuara Barbosa na voz); “Todas Marias”, nessa sequência. Todas elas com gravação, mixagem e masterização realizadas pelo Estúdio Farol, em Olinda, no bairro do Bonsucesso.

Tanto a participação do coquista Lu do Pneu (63 anos de idade) — cantor do grupo cultural Coco do Pneu, com mais de 36 anos de existência, e da Sambada do Coco do Pneu, que ocorre no Amaro Branco sempre no último sábado do mês — como do Babalorixá Takuara Barbosa valorizam o cuidado e respeito às mestras e mestres. Além do mais, reforça sobre a importância da memória e da ancestralidade. A oralidade, o repasse do saber, a comunicação e a vida ancestral estão entre as referências de Marcela Souza.

“Além de fortalecer as raízes da comunidade do Amaro Branco, celebro todas e todos que vieram antes de mim na pessoa. Digo de onde vim e para onde vou. É necessário que as comunidades ganhem mais músicas para chamar de suas. As contribuições de Lu do Pneu e Takuara Barbosa representam todas as nossas e nossos mais velhos e ancestrais que ajudaram a criar a história e a musicalidade única e original”, acrescenta.

O EP “Meu Caminho” traz uma diversidade de artistas/musicistas de Pernambuco: Ceci Medeiros e Gal Menezes (segunda voz); Breno Pessoa (violão, cavaco, viola caipira e arranjos); Parrô Mello (saxofone e clarinete); Léo Araújo (flauta); Isaac Souza e Iran Silva (percussão); Danilo Santos (rabeca e concertina)

As capas das canções são da autoria de Neto Cavalcanti (design) em parceria com Hugo Muniz (fotografia). Também estão na ficha técnica: Heloize Rodriguez e Isaac Souza (produção executiva); Ingrid Cavalcante (mídias sociais), Daniel Lima (assessoria de imprensa); Flor de Besouro (tranças/beleza); Todas Marias (figurino por Thiago Dyllan e Cici dos Santos); Máfia Feminina (figurino e acessórios).

Além de cantora popular e letrista, Marcela é produtora cultural e formada em Comunicação Social/Jornalismo. Ela atua na cultura popular há mais de 11 anos, convivendo e realizando parcerias com mestras, mestres e grupos locais – Coco de Mulheres; Aurinha do Coco; mestre Galo Preto; Beth de Oxum; Coco Camará; Edmilson do Coco, Coco do Catucá; Coco de Selma; Afoxé Babá Orixalá Funfun; Coco Flor de Catemba; As Netas de Selma do Coco; Arnaldo do Coco.

A artista também é cantora do Coco da Resistência; Encantaria; Bateria Povoada. Marcela Souza tem um prêmio no Edital de Premiação de Mulheres Negras da PNAB PE 2024, por sua atuação na cultura popular.

“Para conquistar novos conhecimentos musicais e acabar com estereótipos entre o popular e a academia, estudei iniciação musical no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Atualmente, estou em formação de canto popular no Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) e técnica de canto no Espaço Cultural Carambola, com Ceci Medeiros”, conclui Marcela Souza.

Show de lançamento

A apresentação de “Meu Caminho” acontece no dia 29 de novembro (sábado), no Ponto de Cultura A Cocada, na Praça do Amaro Branco, às 22h. A entrada é gratuita. Além do show de lançamento, o DanzÁfrica Mandén apresenta um espetáculo autoral de dança, percussão e canto do oeste africano, como programação da Sambada do Coco do Pneu, em sua edição da Consciência Negra. A celebração no espaço público fortalece a comunidade local e destaca a ideia de pertencimento e preservação.

< voltar para PNAB Pernambuco