Governo de Pernambuco abre 4ª TEIA Estadual dos Pontos de Cultura com mesa institucional, lançamento de editais e presença de agentes culturais de todo o estado
Encontro destaca a cooperação entre o Estado, o Governo Federal e a sociedade civil organizada na construção de políticas culturais do Programa Cultura Viva no estado
Postado em: PNAB Pernambuco | Secretaria de Cultura
O Governo de Pernambuco abriu, na tarde desta quarta-feira (10), a 4ª TEIA Estadual dos Pontos de Cultura, um dos mais importantes espaços de diálogo, escuta ativa e construção coletiva das políticas culturais do Programa Cultura Viva. Sob a marca da cooperação institucional entre o Estado, o Governo Federal e a sociedade civil organizada, o evento é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e o Ministério da Cultura (MinC). O encontro segue até o próximo dia 13 deste mês, no Hotel Canariu’s, em Gravatá, reunindo agentes culturais de todo o estado.
A abertura contou com apresentações do Galpão das Artes, da Escola de Circo do Recife e do Maracatu Mosca de Fogo, celebrando a potência da cultura de base comunitária pernambucana. O evento registrou a presença da governadora Raquel Lyra, que destacou a força simbólica e identitária da cultura do estado. “Somos o povo pernambucano. Para muitos, chamamos de ‘país de Pernambuco’. Para quem entende de perto quem somos, somos um país de verdade, porque é na força da nossa cultura, da nossa história e das nossas tradições que somos enxergados de maneira diferente por qualquer povo no Brasil e no mundo. Vocês, fazedores e fazedoras de cultura de Pernambuco, nos representam”, destacou.
Também esteve presente a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, que reforçou a parceria entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco na expansão da política Cultura Viva. “Estamos muito felizes com o trabalho da governadora Raquel Lyra, com o trabalho de Cacau de Paula, fazendo o Cultura Viva acontecer em todo o estado. Já são mais de 530 Pontos de Cultura em Pernambuco; estamos em 129 dos 184 municípios, e a proposta é que esses direitos culturais sejam acessíveis em todos eles. É um estado rico de cultura popular e tradicional, e queremos ver esses direitos reconhecidos em cada município”, ressaltou a secretária.
A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, reforçou o compromisso do Estado com a consolidação da política Cultura Viva e com o protagonismo das comunidades culturais: “A Cultura Viva é uma política de Estado, e o Governo de Pernambuco está profundamente comprometido com sua consolidação, continuidade e fortalecimento. Ao reunirmos fazedores e fazedoras de cultura de todas as regiões, reafirmamos nossa crença no protagonismo das comunidades, na potência das redes e na força de quem transforma a cultura em instrumento de inclusão, memória e resistência.”

Sob a marca da cooperação institucional entre o Estado, o Governo Federal e a sociedade civil organizada, o evento é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e o Ministério da Cultura (MinC). I Foto: Dani Pedrosa/Secult-PE
Integraram ainda a mesa de abertura o diretor do Sistema Nacional de Cultura do MinC, Júnior Afro; o diretor de Promoção das Culturas Populares da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Tião Soares; a secretária Executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves; a secretária Executiva de Gestão da Secult-PE, Ana Paula Jardim; o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes; o representante do Conselho Estadual de Política Cultural, Rafael Farias; além de lideranças dos Pontos e Pontões de Cultura, como Chiquinho de Assis, Mãe Beth de Oxum e Cleonice Maria.
Lançamento de editais
A abertura da TEIA também foi marcada pelo lançamento dos editais Multilinguagem e de Premiação para Manifestações Tradicionais do Ciclo Junino, que integram o Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Os anúncios reforçaram o compromisso do Estado com o fomento cultural, destinando mais de R$ 19,5 milhões para ações de criação, circulação, difusão e reconhecimento de grupos tradicionais, fortalecendo o ecossistema cultural pernambucano e ampliando o alcance das políticas públicas voltadas às comunidades e tradições locais.
A programação da TEIA segue nos próximos dias reunindo mesas temáticas, painéis, rodas de conversa, oficinas, intercâmbios e momentos de celebração, além da realização do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, instância deliberativa que orienta os rumos das políticas setoriais no estado. Este ano, temas como justiça climática, cultura de base comunitária, acessibilidade, formação cultural, economia criativa e solidária, direitos humanos, juventudes e sustentabilidade orientam os debates, reafirmando o caráter plural, diverso e democrático da iniciativa.
Sobre a TEIA – Reconhecida como um momento fundamental de articulação das redes culturais, a TEIA reúne fazedoras e fazedores de cultura de todas as regiões de Pernambuco, promovendo a troca de experiências, o fortalecimento das ações comunitárias e a reafirmação da potência transformadora da Cultura Viva. Hoje, mais de 150 Pontos de Cultura atuam em territórios urbanos, rurais, quilombolas, indígenas, periféricos e comunitários em Pernambuco. No Brasil, são mais de 4 mil iniciativas que desenvolvem ações de impacto social, educativo e cultural em seus contextos.
A TEIA Estadual integra o processo histórico de encontros que, desde 2006, impulsionam a atuação em rede dos Pontos de Cultura no País. Nacionalmente, já foram realizadas cinco edições: São Paulo (2006), Belo Horizonte (2007), Brasília (2008), Fortaleza (2010) e Natal (2014). Em todas elas, as TEIAS Estaduais cumpriram papel essencial na mobilização da sociedade civil e na construção de propostas estratégicas para o fortalecimento da Cultura Viva.
