Segunda Sambada de Cavalo Marinho da Capital acontece no Cais do Sertão
Postado em: Cultura popular e artesanato
Dando continuidade à celebração da cultura popular pernambucana, o Cais do Sertão, no Recife, recebe no próximo sábado, 27 de dezembro, a 2ª Sambada de Cavalo Marinho da Capital, a partir das 20h. O encontro será conduzido pelo tradicional Cavalo Marinho Estrela de Ouro, do município de Condado (PE), reconhecido como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, sob a condução do Mestre Agnaldo. O projeto tem incentivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc.
A sambada é uma manifestação cultural genuína da Zona da Mata Norte de Pernambuco, reunindo música, poesia, teatro e dança em um ritual coletivo que atravessa a noite, do anoitecer ao amanhecer, respeitando o tempo próprio da brincadeira e suas expressões corporais, simbólicas e cotidianas.
Nesta segunda edição, o projeto presta homenagem ao Mestre Biu Alexandre, referência fundamental na preservação, transmissão e fortalecimento do cavalo marinho e da cultura popular pernambucana, reconhecendo sua trajetória e contribuição para a continuidade desse folguedo tradicional.
Além da sambada noturna, o projeto realiza a Oficina de Cavalo Marinho, conduzida pelo Cavalo Marinho Estrela de Ouro, no dia 26 de dezembro (sexta-feira), também no Cais do Sertão. A atividade é gratuita, aberta ao público e propõe uma vivência prática nas linguagens que compõem o cavalo marinho — música, dança, teatro e poesia.
A oficina será dividida em dois turnos:
● Tarde, das 14h às 17h, contando com intérprete de Libras;
● Noite, das 18h às 21h.
No que se refere à acessibilidade, a produção do evento garante acessibilidade arquitetônica no espaço e ações específicas para acolhimento do público PcD. Durante a sambada, haverá profissional da produção dedicado ao atendimento de pessoas com deficiência, além de cadeiras reservadas, assegurando maior conforto e participação do público.
A 2ª Sambada de Cavalo Marinho da Capital reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições que integram a identidade cultural de Pernambuco.
SERVIÇO:
2ª Sambada de Cavalo Marinho da Capital
Com o Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado–PE)
Data: Sábado, 27 de dezembro de 2025
Horário: A partir das 20h
Local: Cais do Sertão – Recife
Evento gratuito
Acessibilidade – Sambada:
– Acessibilidade arquitetônica
– Produção dedicada ao acolhimento de pessoas com deficiência (PcD)
– Cadeiras reservadas para o público PcD
Oficina de Cavalo Marinho
Música • Dança • Teatro • Poesia
Com o Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado–PE)
Data: Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
Local: Cais do Sertão – Recife
Atividade gratuita | Público livre
Horários:
– Tarde: 14h às 17h (com intérprete de Libras)
– Noite: 18h às 21h
Acessibilidade – Oficina:
– Intérprete de Libras apenas na oficina da tarde
– Acessibilidade arquitetônica no espaço