Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

‘Arte em Estilos’ entra em cartaz na Galeria Ranulpho

Exposição conta com trabalhos de artistas consagrados e um estreante com DNA renascentista.

Romanelli

De 28 de agosto a 12 de setembro, a exposição intitulada “Arte em Estilos” vai ocupar a Galeria Ranulpho com 22 pinturas de onze artistas brasileiros consagrados no tradicional casarão do Recife Antigo. Nomes como Juarez Machado, Claudio Tozzi, Isolda Hermes da Fonseca, Iracema Arditi e Romanelli integram a coletiva, que contempla ainda trabalhos de Vicente do Rêgo Monteiro, Wellington Virgolino, Alcides Santos, Mário Nunes, e do pernambucano Rafael Guerra – que expõe seus trabalhos pela primeira vez na Galeria.

De acordo com o marchand Carlos Ranulpho, proprietário da galeria, o trabalho para amealhar as obras durou cerca de cinco meses: “Realizamos a primeira exposição coletiva em março deste ano, após o Carnaval. Logo após, comecei a garimpar as obras com os artistas”.

Rafael Guerra

A primeira grande aquisição surgiu com a chegada do artista Rafael Guerra a Recife, sua cidade natal, após quatro anos em Florença – Itália. O pintor trouxe na bagagem seis pinturas, que impressionaram o marchand, o qual por sua vez incluiu o jovem na mostra como convidado especial.

“Fiz os primeiros contatos com Reynaldo Fonseca, que cedeu duas pinturas de sua coleção particular. A partir daí conseguimos preparar uma coletiva muito expressiva”, complementa Ranulpho.

Para a exposição, o catarinense Juarez Machado trouxe de Paris, o óleo sobre tela Place des Vosges (2013), onde retrata figuras degustando vinho. O multiartista, que além da pintura desenvolve trabalhos com ilustração, cenografia, escultura, desenho e gravura, já recebeu uma série de prêmios em galerias brasileiras e fora do país e expõe com frequência seus trabalhos na Europa, Estados Unidos e Oriente Médio.

Também incluído na mostra, está o acrílico sobre tela, da década de 1960, do pernambucano Vicente do Rego Monteiro. Reproduzido no livro Vicente Rego Monteiro – Olhar sobre a década de 1960, o título é marcado pela sinuosidade e contraste de cores e formas, característicos da obra do artista, que tem forte inspiração metafísica e religiosa.

Na opinião do critico de arte Jacob Klintowitz, Vicente ajudou a dar formas e conteúdo à Semana de Arte moderna de 1922.

Outra raridade da mostra é o óleo sobre tela, intitulada “Menina com máquina de fazer flores”, de Wellington Virgolino. Datado de 1969, Um dos mais criativos pintores pernambucano, grande colorista que na sua temática habitualmente pinta personagens com flores.

ALCIDES SANTOS – considerado pela critica brasileira, um dos mais importantes pintores naife, irá surpreender nesta coletiva com um painel representando “O Paraíso”, datado de 1978. A obra foi selecionada por um júri de críticos mais evidentes de São Paulo, que por unanimidade selecionaram a tela para uma sala especial da I Bienal Latino Americana de Mitos e Magia em São Paulo.

No âmbito do desenho, vale destacar a obra da pintora carioca Isolda Hermes da Fonseca, feita com bico de pena aquarelado, que carrega o fundo romântico e a inspiração renascentista da artista, formada na Florence Academy of Arts (FAA), participa também com uma linda pintura intitulada “ Pintando no parque”, é suave e de muita beleza.

A academia é a base de formação do pernambucano Rafael Guerra, que estreia na Galeria do Recife Antigo com os óleos sobre tela: Sacrifício e Preparação (2013), Busto (2011), Partido (2014), Tommaso (2012), A moça e o sagui (2014), Desprendimento e Libertação (2013), Jejum (2014), telas que retratam a inspiração renascentista do artista, que planeja instalar um estúdio na Finlândia e outro em Olinda nos próximos anos.

Também do Rio de Janeiro, o pintor Romanelli, com obras expostas em museus nacionais e internacionais, como o Museo Iconografico Del Quixote no México, traz à exposição a tela Pólo, o acrílico sobre tela, produzido este ano, ostenta cores fortes, vibrantes e efeitos de luz e sombra, demarcando a estética impressionista do artista, com reconhecimento no Brasil desde a década de 1970.

O paulistano Cláudio Tozzi se enquadra numa linha das mais ilustres da arte brasileira que é a arte construtivista. Participou das bienais de São Paulo – Veneza – Paris – Medelín (Colômbia) – Havana e Nakurazaki, e exporá as pinturas “Papagalia”, feitas em acrílico sobre tela, com as cores vivas que marcam seus trabalhos.

Já da paulista Iracema Arditi foi escolhida a pintura “Junto ao Céu”, em óleo sobre tela datada de 1986, uma rica paisagem com colorido peculiar, que o escritor Jorge Amado interpretou como: ”Um pais vegetal e mágico, paisagem tranquila, com águas mansas de lagoas e rios, legiões de enormes borboletas, pequenos pássaros em bando, numa inata sabedoria de cores, eis o mundo de Iracema Arditi em quadros cada qual mais de paz”.

Mário Nunes expressa seu impressionismo tardio, através de uma marinha em óleo sobre compensado em formato circular, incomum no repertório do artista, considerados um dos mais importantes artista pernambucano, confessou que até com Portinari andou pintando pelas praias cariocas.

Reynaldo Fonseca será representado por uma incursão pela pintura de personagens femininos, em óleo sobre tela, essas duas magníficas obras que compõe a capa e a contra-capa do catalogo pertenceram a coleção particular do artista.

A galeria mais tradicional de Pernambuco funciona na Rua do Bom Jesus, 125 (Recife Antigo), de segunda a sexta, de 10h às 12h e das 14h às 18h.

Serviço: 
Exposição “Arte em Estilos”

Vernissage para o público: dia 28/08, quinta-feira, às 19h.
Estacionamento com segurança a porta.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 18h
Encerramento: 12/09
Endereço: Rua do Bom Jesus, 125 – Bairro do Recife – Recife (PE)
Tel. (81) 3225-0068

Site: ranulpho.com.br

E-mail: ranulpho@ranulpho.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/GaleriaRanulpho
Instagram: @galeriaranulpho

< voltar para Artes Visuais