Sonoridade pernambucana em destaque na primeira noite de shows
Postado em: Cultura popular e artesanato | Música | Pernambuco Nação Cultural
A primeira noite de shows do Palco Nação Cultural, em Taquaritinga do Norte, foi um verdadeiro deleite para os apreciadores da genuína música pernambucana e suas possibilidades de interação com diversas sonoridades.
O termômetro da Praça Otto Sailer, onde está localizado o palco, marcava 15º quando Ronaldo Aboiador abriu a noite com seu tradicional aboio nordestino – canto dos vaqueiros quando conduzem o gado – marcado pelo improviso. Em seu show, o artista interpretou ainda grandes sucessos do forró pé de serra. “Fico muito feliz em trazer minha música para Taquaritinga, essa terra encantadora de grandes artistas que lutam e valorizam a nossa cultura. Fico honrado em colaborar com a continuidade da tradição do Nordeste”, afirmou Ronaldo que aos 14 anos de idade já havia dominado a arte do aboio.
O palco sempre se torna pequeno para o canto marcante e a sonoridade expressiva de Renata Rosa. E no FPNC não foi diferente. Unindo de maneira sutil e, ao mesmo tempo, complexa vários universos musicais, ela mostrou ao público de Taquaritinga do Norte o porquê de ser uma das artistas mais importantes da atual cena da música contemporânea de Pernambuco. Com mais de 180 shows na Europa e vários prêmios em consagrados festivais de música no currículo, Renata Rosa, acompanhada de sua rabeca, apresentou samba de coco, ciranda, cavalo marinho e várias das possibilidades sonoras que suas fontes de inspiração e pesquisa musical lhe proporcionam.
Foto: Costa Neto

Renata Rosa, acompanhada por sua rabeca, trouxe seu canto marcante para Taquaritinga.
Para encerrar a noite, nada mais pernambucano que uma orquestra de frevo. E não era qualquer uma, era a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, que ganhou o reconhecimento nacional e internacional como um dos grupos musicais mais promissores de Pernambuco. Comandada pelo Maestro Forró, o show apresentado nessa quinta-feira foi o do novo disco “#CabeçaNoMundo”, em que se reforça o perfil universal da OPBH.
Os shows continuam na noite desta sexta-feira (13/9), no Palco Nação Cultural, a partir das 22h. Quem abre a noite é o percussionista e ex-integrante do grupo pernambucano Mestre Ambrósio, Sérgio Cassiano, com o show do seu mais recente CD ‘Água’. Em seguida, é a vez da Orquestra Requinte, natural de Taquaritinga, animar o público. Quem fecha a noite é o grupo The Fevers. Com quase 50 anos de carreira, mais de 11milhões de discos vendidos e inúmeros sucessos, como “Vem me ajudar”, a banda é um dos grandes nomes associados ao movimento da Jovem Guarda.
Confira a programação desta sexta-feira (13/9) no Palco Nação Cultural:
PALCO NAÇÃO CULTURAL
Local: Praça Central Padre Otto Sailer
Sempre a partir das 22h
Sexta-feira, 13/09
- Sérgio Cassiano
- Orquestra Requinte
- The Fevers

