Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Filmes de várias partes do país pegam a estrada para Taquaritinga

Mostra Cinema na Estrada leva oito curtas ao município, contribuindo com a circulação de recentes obras cinematográficas

por Leonardo Vila Nova

O fortalecimento do audiovisual, não apenas em nosso estado, mas em todo o país, passa por duas palavras essenciais: difusão e circulação. O fomento à produção, que é uma espinha dorsal da política cultural de Pernambuco para o setor, é potencializado com ações que fazem os filmes chegarem até onde o circuito comercial ainda não tem interesse e em lugares onde o acesso ao cinema ainda é muito restrito. A Mostra Cinema na Estrada tem justamente essa proposta: fazer com que o maior número possível de pessoas tenha a oportunidade de, diante da tela grande, se deparar com esse universo. Nesta edição do Festival Pernambuco Nação Cultural, em Taquaritinga do Norte, a mostra itinerante estará levando oito curtas, de várias partes do Brasil, que foram exibidos (alguns premiados) no 7º Festival de Cinema de Triunfo. De quarta (10) a sábado (13), o Cinema na Estrada passará pela Comunidade Quilombola Chão dos Negros (Passira), Distrito de Jerimum, Distrito de Padre Ibiapina e Vila do Socorro. As sessões acontecem sempre às 19h.

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

Mostra Cinema na Estrada, em Pesqueira

A programação deste Cinema na Estrada tem um viés mais voltado para o público infanto-juvenil, mas, no entanto, dialoga com todas as idades. “Temos muitos filmes sobre as diferenças, que ajudam a refletir sobre o outro. E não só a diversidade sexual, de raça ou credo, mas também que nos colocam diante das problemáticas de pessoas com deficiência auditiva, ou das diferenças de idade“, explica a coordenadora do Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Carla Francine. A programação é exclusivamente composta por filmes que participaram do 7ª edição do Festival de Cinema de Triunfo. Agregá-los à grade do Cinema na Estrada é parte desse empenho em promover a circulação desses filmes por todo estado, fazendo-os ir além dos limites do evento e alcançando públicos diversos, gratuitamente e a céu aberto.

Outra proposta é também fortalecer as ações de formação realizadas em todo o estado, seja pelo Pernambuco Nação Cultural, como no Festival de Cinema de Triunfo. É o caso do documentário “Quadrado”, fruto da oficina “Documentando”, ministrada por Marlom Meirelles, em Triunfo. O documentário também será exibido no Cinema na Estrada. Em tempo recorde – apenas cinco dias – Marlom e os alunos trabalharam todos os processos de feitura do filme e exibiram no Festival de Cinema, ovacionados pelo público. Para dar mais sentido à criação cinematográfica, que não se esgota apenas na produção do filme, é necessário disponibilizá-lo ao público, fazê-lo ganhar a estrada. Por isso, o filme está, agora, circulando o estado.

Assista, abaixo, ao documentário”Quadrado”.

DOCUMENTANDO – Curta-metragem “Quadrado” from Eixo Audiovisual on Vimeo.

Para quem adota a velha máxima proferida pelo cineasta baiano Glauber Rocha (“uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”), ver seu filme percorrendo paragens até então impossíveis, soa como uma espécie de consagração do trabalho. Cinema foi feito para ser assistido. E ter sua obra vista pelos mais variados públicos é, certamente, recompensador. “O cinema, e as artes todas, de uma forma geral, são comunicação sutil e profunda, carregam muito significado implícito. É imprescindível que a gente troque informações, que se entenda, que se complete… Fico orgulhoso de poder participar disso. A gente precisa de mais acessos como esse. Quando a gente tem contato com cultura e informação, a gente fica mais difícil de enrolar. O caminho é esse“, endossa Raoni Assis, que dirigiu o curta “O gaivota”, ganhador do prêmio de Melhor Curta Metragem Nacional, no Festival de Cinema de Triunfo”.

Confira a programação da Mostra Cinema na Estrada

- Menina Bonita do laço de Fita – Animação, de Diego Lopes e Claudio Bitencourt – 2013 – PR
- Viagem na Chuva – Animação, de Wesley Rodrigues – 2014 – GO
- #Apaixonadinho – Ficção, de Alexandre Estevanato – 2014 – SP
- Sophia – Ficção, de Kennel Rógis – 2013 – PB
- Miroca e seu cuco caduco – Animação, de Diego Lopes e Claudio Bitencourt – 2013 – PR
- Quadrado – Documentário, Alunos da Oficina Documentando ministrada por Marlom Meirelles – 2014 – PE
- Sexta-série – Ficção, de Cecília da Fonte- 2013 – PE
- O gaivota – Animação, de Raoni Assis- 2014 – PE

Dias e locais de exibição
(sempre às 19h)

Quarta, 10/09 – Comunidade Quilombola Chã dos Negros (Passira)
Quinta, 11/09 – Distrito de Jerimum (Taquaritinga do Norte)
Sexta, 12/09 – Distrito de Padre Ibiapina (Taquaritinga do Norte)
Sábado, 13/09 – Vila do Socorro (Taquaritinga do Norte)

< voltar para Pernambuco Nação Cultural