Diálogo abordará tradição dos maracatus em Pernambuco e no Ceará
Postado em: Formação Cultural
O auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebe nesta quinta-feira (25), a partir das 15h, o evento “Diálogos Culturais: Visões de Maracatus”. Tendo como objetivo promover maior interação entre os produtores culturais de maracatus pernambucanos, a exemplo de nações atuantes, assim como grupos singulares e plurais originados no Estado do Ceará. O encontro irá refletir sobre a tradição cultural envolvendo temas como a territorialidade e aspectos relacionados à sonoridade enquanto características de cada grupo.
Segundo Marcelo Renan Souza, co-realizador do diálogo no Recife, juntamente com a Associação Cultural Solidariedade e Arte (SOLAR), da cidade de Fortaleza, a professora Isabel Guillem, do Departamento de História da UFPE, estará coordenando a mesa e tratando sobre questões históricas da tradição. Durante o evento, também acontecem os lançamentos dos livros “Maracatu-Nação – Festa na Cidade”, da professora pernambucana Paola Verti de Santana, e “Singular e Plural – A história e a diversidade rítmica do maracatu cearense contemporâneo”, de autoria do músico Pingo de Fortaleza.
A partir das 19h, o diálogo também será realizado no Centro de Cultura Afro Pai Adão, localizado na Estrada Velha de Água Fria, 1466, bairro de Água Fria, no Recife, onde contará com apresentação do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão. Os dois eventos são abertos ao público e na ocasião, os dois livros estarão à venda.
A Associação Cultural Solidariedade e Arte, que também desenvolve trabalhos em prol da tradição através do Ponto de Cultura Fortaleza dos Maracatus, realizará o evento em sua própria sede no Ceará, no próximo sábado (27), a partir das 19h, propondo a continuidade do diálogo iniciado no Recife.
Serviço
Diálogos Culturais: Visões de Maracatus
Data: 25/09
Às 15h, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco; às 19h, no no Centro de Cultura Afro Pai Adão, localizado na Estrada Velha de Água Fria, 1466, bairro de Água Fria, no Recife.
Entrada gratuita

