Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Casa da Rabeca promove 11º Carnaval Mesclado

Com apoio do Governo de Pernambuco, espaço em Olinda oferece dois dias de festejos carnavalescos com muito frevo, maracatu, cavalo marinho e caboclinho.

Sintonizada com o que há de mais genuíno na cultura pernambucana, a Casa da Rabeca promove o 11º Carnaval Mesclado, festa que celebra os festejos de Momo em grande estilo. O espaço promove dois dias de folia – no domingo e na segunda-feira de Carnaval – com muito frevo, maracatu, caboclinho, cavalo marinho, shows de Claudionor Germano, grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada, entre outras atrações. A programação conta com o apoio do Governo de Pernambuco e a entrada é gratuita.

Divulgação

Divulgação

O cantor Claudionor Germano, que se despede dos palcos neste Carnaval, é um dos artistas contratados pela Secult/Fundarpe

A festa no domingo, dia 15, começa às 9h, com a concentração do tradicional Bloco da Rabeca Encantada. A agremiação, que funde orquestras de frevo e grupos de maracatu e caboclinho, formando uma explosão de ritmos e cores que desfila pelas ruas de Olinda. O bloco se concentra em frente ao Colégio Cidade Tabajara, tendo como destino final a Casa da Rabeca.

No espaço, a festa continua com show de Claudionor Germano, às 11h. Com 68 anos de carreira dedicada à música popular, em especial ao frevo, o cantor entoa clássicos do Carnaval pernambucano. A animação entra pela tarde com apresentações de grupos regionais, que tocam na Casa da Rabeca até as 17h.

Na segunda-feira (16), a festança continua com grandes encontros de música regional. Grupos de maracatu de baque solto, de baque virado e caboclinhos se reúnem para tocar e dançar juntos durante todo o dia, das 9h às 17h, celebrando a cultura e os ritmos da terra. As atrações fazem um intervalo às 13h, quando entra em cena o grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada, que se apresenta com repertório igualmente regional.

TRADIÇÃO DO MARACATU – Ainda na segunda-feira (16) o 25º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto agita o bairro da Cidade Tabajara. O tradicional encontro, criado pelo Mestre Salustiano há 25 anos, reúne grupos de todo o Estado, principalmente da Zona da Mata pernambucana. Ao som dos batuques, caboclos de lança dançam e compõe a cena que é típica do Carnaval de Olinda. O evento acontece na Praça Ilumiara Zumbi, a partir das 10h.

Para Pedro Salustiano, organizador do evento, é uma honra poder perpetuar o legado deixado pelo seu pai, o Mestre Salu, rabequeiro e brincante pernambucano falecido em 2008. “É uma experiência única poder transmitir esse legado para as novas gerações. Essa é a nossa missão, pois queremos difundir cada vez mais a nossa cultura”, comenta. Todos os eventos são realização da Casa da Rabeca em parceria com Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.

SERVIÇO:
11º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca
Quando: dias 15 e 16 de fevereiro (domingo e segunda-feira de Carnaval)
Horário: das 9h às 17h
Onde: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Entrada franca.

Programação:
15/02:
9h – Desfile do bloco da Rabeca Encantada
11h – Show com Claudionor Germano
Até as 17h – Apresentações de maracatu, caboclinho, cavalo marinho e frevo.

16/02:
A partir das 9h – Encontros de grupos de maracatu, caboclinho e cavalo marinho.
13h – Show com o grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada
Até às 17h – Encontros de grupos de maracatu, caboclinho e cavalo marinho.

25º Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco
Quando: 16 de fevereiro de 2015 (segunda-feira de Carnaval)
Horário: 10h
Onde: Praça Ilumiara Zumbi, Cidade Tabajara – Olinda/PE
Entrada Franca.

< voltar para Carnaval