Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Escambo de Livros ganha novo espaço

Projeto passa agora a funcionar numa sala exclusiva, no térreo do Espaço Pasárgada

É sempre bom mudar de ares, renovar as energias, dar aquela remexida no cotidiano. Após três anos, o Escambo de Livros – iniciativa da Secult-PE/Fundarpe, através da Coordenadoria de Literatura – está de casa nova! O projeto passa agora a funcionar numa sala exclusiva, localizada no térreo do Espaço Pasárgada (Boa Vista). O local, mais amplo, oferece maior conforto aos visitantes e permite uma melhor divisão do acervo para consulta e troca.

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

Novo espaço do Escambo de Livros é mais confortável para visitação

O Escambo de Livros foi implementado em 2012 e consiste na disponibilização ao público em geral de um acervo de livros que podem ser trocados. Atualmente, são 800 títulos disponíveis. “É uma iniciativa muito simples e talvez por isso seja tão importante, porque é acessível a qualquer pessoa que tenha um livro e queira trocar, renovar sua biblioteca. Isso amplia a vida útil dos livros e a quantidade de leitores que um mesmo livro pode atingir”, diz o coordenador de Literatura da Secult-PE, Wellington de Melo. Entre as publicações, os gêneros são dos mais diversos, como romances, poesia, contos e outros. Também se encontram livros em língua estrangeira – inglês, francês, italiano, espanhol e alemão.

Além disso, aqueles que desejam não apenas trocar um livro, mas enriquecer o acervo do Escambo, podem fazer doações ao projeto. “Muitas pessoas vão com mais livros do que os que querem trocar e acabam deixando no escambo. Isso é muito bom porque quanto maior a bibliodiversidade, mais o projeto se fortalece. Ao mesmo tempo, não faz sentido deixar um livro na estante se não há pretensão de lê-lo: doar ao escambo é um ato de generosidade e de compromisso com a cultura leitora”, lembra Wellington.

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Secult-PE

O acervo do Escambo de Livros conta com cerca de 800 publicações disponíveis para troca

Por isso, quem estiver interessado em dar uma renovada na sua biblioteca particular, basta ir ao Espaço Pasárgada, de segunda à sexta, das 8h às 17h, trazendo um livro seu, e trocá-lo por outro disponível no acervo do Escambo. Lembrando que não é permitida a troca de livros didáticos ou religiosos.

Pegue & Leve
No mesmo espaço do Escambo de Livros, também funciona o Pegue & Leve, que tem um total de 200 publicações – entre livros, catálogos, revistas, periódicos e suplementos culturais – disponíveis gratuitamente para quem quiser adquiri-los, sem a necessidade de troca ou devolução.

Números
O Escambo de Livros vem, há cerca de três anos, se consolidando como um espaço permanente para troca de livros de literatura. Em 2012, foram 1252 livros trocados; em 2013, um total de 1370 de títulos; em 2014, 1549 publicações foram substituídos no acervo. Em 2015, nos meses de janeiro e fevereiro, 186 já foram trocados.

< voltar para Literatura