Exposição retrata dia a dia dos moradores de Olinda
Com curadoria do museólogo e historiador Aluizio Câmara, a mostra "ComeMorar Olinda - uma experiência cotidiana" será inaugurada nesta quinta-feira (9), na Casa do Iphan
Postado em: Artes Visuais
Conhecida pelos seus edifícios monumentais erguidos nos altos das colinas, com vista para o verde mar, e o casario serpenteando nas encostas, Olinda recebe uma exposição que revelará as peculiaridades e belezas do município a partir do olhar de quem mais a entende: os moradores. Batizada de ComeMorar Olinda, a mostra irá ocupar a Casa do Patrimônio do Iphan (na Rua do Amparo, 59), que, nesta nova fase, passa a se relacionar de maneira mais próxima à comunidade, funcionando como um espaço aberto ao diálogo sobre a preservação das riquezas materiais e imateriais da cidade por meio de debates, oficinas e exposições.
A abertura acontecerá nesta quinta-feira (9), às 18h30, e vai contar, além de apresentações das bandas Bonsucesso Samba Clube, Sambadeiras, Maracatu Leão Coroado e Mestra Dona Ana Lúcia do Coco, com o lançamento dos livros Barroco e Rococó nas Igrejas de Recife e Olinda, Vol I e Vol II, das autoras Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Emanuela Souza Ribeiro, que retratam as principais igrejas olindenses, onde se encontram exemplos significativos desses movimentos artísticos.
Com curadoria do museólogo e historiador Aluizio Câmara, a exposição é um convite à reflexão sobre as particularidades que transformaram a cidade em Patrimônio da Humanidade. Mas com um diferencial: voltar o olhar não às construções mais emblemáticas do Sítio Histórico, e sim à casa do cidadão comum, elemento central da expressão cultural olindense. Partindo da indagação “como é morar em Olinda?”, as obras procuram explorar o universo desconhecido da moradia olindense, buscando evidenciar as especificidades do modo de vida local, sua relação com o patrimônio, as virtudes e as dificuldades de se viver em Olinda.
Para tanto, o cenário se organiza em torno da própria casa que sediará o evento. Das janelas (virtuais) da Casa do Iphan, moradores convidarão o visitante para explorar os diversos ambientes, que abrigarão, cada um, um tema específico (Relembrar – Conviver – Celebrar). A exposição contará com vários formatos de mídia, entre fotografias, vídeos, textos, narrações de histórias e depoimentos sobre a vida em Olinda, a partir da visão dos moradores, proporcionando, assim, ao visitante, uma leitura dinâmica de como seria morar em Olinda.
“Como quem convida um vizinho para uma boa conversa, a imagem dos moradores nas janelas espera o visitante a se aproximar. A interatividade abre as portas para uma viagem lúdica na sala de estar da casa. Sensíveis ao toque, as paredes contam histórias marcantes, fatos engraçados e inusitados. E quanto mais se avança, mais profundamente o visitante conhece a típica residência olindense. E, para criar essa atmosfera, o espaço contará com mobiliários e decorações comuns do município, além de sons que habitam as ruas da Cidade Alta”, disse Câmara. A mostra ficará aberta à visitação a partir desta quinta-feira (9) e ficará em cartaz até janeiro de 2016.
Serviço
Exposição ComeMorar Olinda
Abertura: 09 de abril, a partir das 18h30
Local: Casa do Patrimônio – Escritório Técnico do Iphan em Olinda (PE)
Endereço: Rua do Amparo, Nº 59
Visitação: De terça a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h
Entrada: Gratuita – Informações: (81) 3429. 2862

