Maciel Salú: “Em ‘Avante’, eu vi rock, maracatu, Mata Norte, Recife, São Paulo”
Postado em: Música
Esta semana, o Eu Indico traz como convidado o músico Maciel Salú. Diretamente da Cidade Tabajara, em Olinda, onde aprendeu a ser brincante, com o pai, Mestre Salustiano, Maciel empunha sua rabeca com habilidade, destilando canções que têm como marca sua voz característica. Seja solo, no Chão e Chinelo (antiga banda), com DJ Dolores e a Orchestra Santa Massa, ou com a Orquestra Contemporânea de Olinda, Maciel é está presente nos grandes projeto de música do estado.
Ao Cultura.PE e aos internautas, ele indica o disco Avante, de Siba. O álbum marca uma renovação estética na obra do artista, que vinha experiências com a banda Mestre Ambrósio e com a Fuloresta. Em Avante, Siba reassume a guitarra e explora ritmos universais. No momento, ele se prepara para lançar mais um novo trabalho.
“Ouvir Siba é entrar em um labirinto poético e não querer sair. Os versos e palavras aguçam os sentidos, cada um deles, e faz aflorar pensamentos e sentimentos. Compositor de primeira, cantor de identidade única e músico que orgulha pela coragem que tem de reinventar a si mesmo, ou melhor, permitir-se ser múltiplo, mesmo sendo um só.
O disco Avante é exemplo dessa coragem, quando Siba, como ele próprio descreve, dá um “salto Avante” ao passado e futuro, retomando a guitarra da juventude para o som do Siba de hoje.
Da primeira vez que ouvi Avante, eu vi rock, maracatu, Mata Norte, Recife, São Paulo, e fui tomado de orgulho. Orgulho da trajetória desse artista tão complexo e, ao mesmo tempo, tão simples. Simples por essa verdade tão arrebatadora que ele imprime em tudo o que faz. Orgulho por esse cara ser daqui e imprimir, seja na voz, na poesia, no acorde da guitarra ou no pinicado da rabeca, o selo de Pernambuco, e, ao mesmo tempo, ser livre de qualquer rótulo, afinal, música é música e ponto final. E isso o ‘cabra’ faz e com maestria!”
Veja o clipe da música Canoa furada e ouça Preparando o salto, duas canções do disco Avante, de Siba

