Catálogo sobre o Maracatu Leão Coroado será lançado na Torre Malakoff
Inventário fotográfico é fruto de uma exposição e de outras atividades realizadas em 2013, em comemoração aos 150 anos do Maracatu
Postado em: Artes Visuais
A Torre Malakoff, no Bairro do Recife, recebe nesta próxima sexta-feira, às 19h, o lançamento do catalogo fotográfico sobre o Maracatu Leão Coroado, Patrimônio Vivo de Pernambuco. O inventário é fruto de uma exposição e de outras atividades realizadas em 2013, com apoio da Fundação Palmares, em comemoração aos 150 anos do Maracatu. A entrada é aberta ao público.
Ao todo, seis fotógrafos foram convidados para representar esse universo: Costa Neto, Diego Di Niglio, Roberto Rômulo, Mateus Sá, Guga Soares e Ivan Alecrim. Em novembro de 2013 eles participaram de uma exposição fotográfica coletiva na Torre Malakoff que resultou no catálogo fotográfico, um registro único e atual sobre a vida e o cotidiano do Maracatu Leão Coroado.
O evento na sexta-feira (08/05) contará ainda com uma mesa de diálogo com os fotógrafos participantes sobre história e tradição, com a participação de José Fernando Souza e Silva, Isabelle Câmera e o Mestre Afonso. Haverá também apresentação musical do grupo Afonsos, uma banda composta pelos integrantes do Maracatu que incorpora instrumentos e ritmos que fogem da tradição que o Maracatu tem sempre curado e respeitado dentro do folguedo.
Maracatu Leão Coroado - No ano 1863 o Maracatu nasce como espaço de religião, resgatando a cultura africana vinda a nossas terras do outro lado do Oceano Atlântico. A consciência de seus fundadores e seguidores fez dele o que é hoje sem reduzir sua missão: um espaço de vivência e cultura que honra os antepassados e orgulha os seus adeptos da contemporaneidade.
Serviço
Lançamento do Catálogo Fotográfico “Nação Leão Coroado 150 anos de história e tradição”
Torre Malakoff (Rua do Bom Jesus, Recife – PE)
Sexta (8 de maio), | 19h às 21h
Gratuito
Mais informações: (81) 3184 3185
Confira a programação:
19h – Mesa de diálogo com os fotógrafos: Ivan Alecrim, Roberto Rômulo, Costa Neto, Diego Di Niglio, Mateus Sá, Guga Soares. Mediação Lia Miceli.
19h50 – Mesa de diálogo “História e tradição”, com: Mestre Afonso Gomes Aguiar Filho, Isabelle Câmara e José Fernando Souza e Silva. Mediação: Cecilia Canuto.
20h45 – Apresentação do grupo musical Afonsos


