Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Obras de artistas pernambucanos em destaque na Barte Galeria

Inauguração do espaço no Recife também será marcada por homenagem a Van Gogh

Com informações da Assessoria

Sob o comando de Beth Araruna e Brenda Carneiro, a Barte Galeria e Escritório de Arte será inaugurada nesta terça-feira (9), com exposição em homenagem ao pintor holandês Vincent Van Gogh. Além de espaços para exposições, o local, no bairro de Casa Forte (Recife), vai oferecer consultoria para empresas, arquitetos e decoradores, orientando a formação de novos colecionadores e garimpando oportunidades de mercado para artistas brasileiros.

Roberto Ploeg

Roberto Ploeg

Painel de Roberto Ploeg é uma das obras que estarão em exposição.

“Tudo vai ser dentro do universo museológico. Eu vou criar uma circulação do conhecimento”, conta Beth, referindo-se aos espaços da galeria, que terá, além da área para exposições, café comandado pelo chef Thiago Freitas. Chamado de Barte-Papo, o ambiente também vai respirar arte, com a exibição de vídeos ligados de alguma forma à exposição em cartaz.

O projeto que marca o abre da Barte, intitulado “Van Gogh passou por aqui…”, reúne obras de vários artistas pernambucanos e faz parte da celebração mundial dos 125 anos da morte do pintor holandês. Cada um dos 15 artistas convidados, a partir de linguagem própria e trabalhos originais, irá registrar o que representa, em sua visão, a grande herança cultural legada por Van Gogh. Entre os nomes, Heraclio Silva, Roberto Ploeg, Carmen Gebaile, Lucia Helena e Eduardo Araújo. “Beth já trabalha há tantos anos, eu acredito que é um bom sinal ela estar abrindo a galeria para o mercado de arte, que está um pouco necessitado de galerias”, explica Eduardo.

Jairo Arcoverde

Jairo Arcoverde

Obra de Jairo Arcoverde também integra acervo da Barte.

A tecnologia será grande aliada das exposições que a Barte vai promover. As lâmpadas do tipo PAR, que serão usadas na galeria, realçam as cores e possibilitam uma percepção muito mais apurada das obras. Projeções também vão compor as exposições. “A arte desmistificou o suporte. Se continuasse sendo a coisa do óleo sobre tela, a arte permaneceria trancada na casa de alguém ou em um estabelecimento”, explica Beth.

Outra ação também marca o abre do espaço, trata-se do MAIL-ART – Projeto Colaborativo, que deseja promover criação e reflexão entre artistas e não artistas a respeito da obra de Van Gogh. Os interessados devem mandar os trabalhos para o email da galeria (barte@barte.com.br). O caráter da ação é completamente colaborativo, não haverá qualquer tipo de taxa ou premiação.

Sobre Beth Araruna e Brenda Carneiro

Beth Araruna é uma referência em curadoria de arte em Pernambuco. Formada em arquitetura, comandou, nos anos 80, o Studio A, badalada galeria de arte contemporânea. Ela assinou, inclusive, a curadoria de todo o acervo adquirido pelo Sheraton Reserva do Paiva recentemente. Brenda Carneiro é formada em design e comanda a Barte ao lado de Beth. Apaixonada por arte, ela procura saber cada vez mais sobre a área.

Projeto Van Gogh

A Barte convidou artistas que representam a produção cultural do momento a refletir sobre essa questão através de obras especialmente produzidas e destinadas ao Projeto “Van Gogh passou por aqui…”. Cada artista convidado irá registrar o que representa, em sua visão, a grande herança cultural legada por Van Gogh. O Projeto traz como objetivo principal o desenvolvimento de um acervo inédito, inspirado pelo pintor holandês, que ensejará exposição temática em comemoração aos 125 anos de sua morte.

Além disto, ainda terá como produtos um projeto colaborativo, com a criação de cartões postais alusivos ao tema, a edição de revista de cunho educativo sobre Van Gogh, a edição de catálogo com a produção do projeto, a realização de uma semana de palestras e debates sobre os rumos da arte hoje, e um vídeo documentário mostrando as diversas ações do projeto.

Confira a lista dos artistas participantes:
Carmen Gebaile, Cildo Oliveira, Eduado Araujo, Francisco Villachan, Heraclio Silva, Jairo Arcoverde, Jose Barbosa, Leopoldo Nóbrega, Lucia Helena, Lucia Py, Manuca Vieira, Maria Yeda, Miguel dos Santos, Roberto Botelho, Roberto Ploeg e Thina Cunha

< voltar para Artes Visuais