Filme ‘Cavalo-Marinho’
Postado em: Cultura popular e artesanato | Fundarpe | Secretaria de Cultura | Tv Cultura.PE
Fazendo parte do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), o filme ‘Cavalo-Marinho’ (2014), registra em 19 minutos, performances, coreografias e musicais da brincadeira popular manifestada especialmente no ciclo natalino brasileiro. As gravações, que resultam de pesquisas promovidas por técnicos da Fundarpe, contaram com a coordenação da então gerente de Preservação do Patrimônio Cultural da entidade, Célia Campos.
A trajetória do folguedo, embasada em registros históricos e depoimentos de mestres da cultura popular, como Mariano Teles, do Cavalo-Marinho de Mestre Batista, é demonstrada no vídeo a partir de 12 grupos ativos, espalhados pela Zona da Mata Norte, Região Metropolitana do Recife, além das cidades de Pedras de Fogo e João Pessoa, na Paraíba.
Os saberes e modo de perpetuação da tradição, também são explorados, contando com a participação do mestre rabequeiro Luiz Paixão; do artesão Zé de Nininha, que produz instrumentos musicais utilizados pelo folguedo; e Seu Martelo, do Cavalo-Marinho Estrela de Ouro.
O filme é uma realização do Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Associação Respeita Januário, contando com apoio do Iphan e do Ministério da Cultura. A intenção da obra, que foi produzida entre os anos de 2010 e 2012, teve como objetivo o registro do folguedo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
