Projeto de memória e valorização do circo contempla companhias pernambucanas
Além de apresentações e oficinas nos circos, a trupe ítalo-brasileira Il Bianconiglio encena o espetáculo ‘Il Transporte Umano’ no Teatro Apolo, nos dias 22 e 23 de março
Postado em: Artes Cênicas
Promover intercâmbio entre artistas e preservar a memória de circos do Nordeste Brasileiro são alguns objetivos do projeto Il Trasporto Umano – Nas Pegadas do Circo Popular. A circulação do projeto, vencedor do Prêmio Myriam Muniz 2014 (Funarte), está contemplando seis companhias, entre elas, quatro pernambucanas: Gran Londres Circus, Circo Bambolê, Circo Alakazam e Colômbia Circus.
Idealizadas pela trupe ítalo-brasileira Il Bianconiglio, as apresentações e oficinas do projeto acontecem em cada circo visitado. A partir desse contato, a companhia também reúne acervos fotográficos, de vídeo ou de reportagens que, em breve, estarão reunidos no blog Memória e Contemporaneidade dos Circos Populares, cujo objetivo é ampliar o acesso às informações, aos bens culturais que formam a história dos circos nordestinos.
Soraya Silva, diretora da companhia, fala da importância de manter viva essa tradição: “Visitar um circo popular é como mergulhar no passado. Historicamente, foi no circo, que inúmeras famílias, de diversas classes sociais pelo interior do Brasil, entraram em contato com a linguagem do teatro pela primeira vez. A magia da lona deu ao teatro palco e abrigo. E por muitos anos, o drama circense foi o refúgio e a garantia da permanência do teatro em momentos de crise. São muitas as curiosidades que o envolvem, como o imaginário coletivo de ‘fugir com o circo’ e de adentrar naquele universo de família-fantasia. O importante é não perdê-los de vista, temos que segui-los sempre em que sua chegada e partida forem anunciadas, queremos acompanhá-los, sempre atentos nas pegadas do circo popular”.
Em cada unidade parceira do projeto, a trupe oferece também a Oficina Escola de Magia, voltada para crianças de 7 a 12 anos de idade e que moram nos arredores dos circos.
Apresentações no Recife
Marcando o fim da circulação pelo Nordeste, a companhia promove nesta terça e quarta-feira (22 e 23/3), no Teatro Apolo, apresentações gratuitas do espetáculo Il Trasporto Umano. As sessões terão início às 15h e contarão com serviço de audiodescrição e interpretação em libras, permitindo que pessoas com deficiência visual ou auditiva também vivenciem a encenação.
Com direção de Soraya Silva, a montagem é um divertido encontro entre dois personagens, um ilusionista e a clown Alice. Através da combinação entre o teatro e o circo, a história flui por entre números de mágica, ventriloquismo, malabarismo e clowneria, sempre interagindo com o público.
Saiba mais sobre Companhia
Nasceu há 15 anos com o nome Circo in Bottiglia, fundada por artistas residentes em Pernambuco e na Itália. Em 2012, passou a ser uma Associação Cultural, Associazione Culturale Il Bianconiglio, atuando intensamente na Itália e reunindo vários grupos/artistas com o mesmo perfil de trabalho.
Realizam estudos da linguagem Circo/Teatro e promovem projetos de arte-educação pela Europa e no Brasil. Com o espetáculo Il Trasporto Umano, cuja estreia foi em 2008, em Montegiorgio (Itália), realizaram turnês na região Marche e em países como Grécia, Espanha e Egito.
Participou de importantes festivais, entre eles, Feste delle Stregghe em Sangiovane Marignaro na Itália, 16º Janeiro de Grandes Espetáculos e do Festival Rec Beat, no Recife; do projeto Sexta Cultural em Água Preta no interior de Pernambuco; compôs a programação do V Festival do Banco do Nordeste das Artes Cênicas nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB).
Em 2014, foi convidado para a Mostra do Teatro SESC Glória no Espírito Santo. E em 2015, com o espetáculo Alice e il Mago, a Cia.integrou a programação da Mostra Internacional de Teatro de Valongo (MIT – Valongo) em Portugal. E atualmente, desenvolve o projeto de intercâmbio cultural aprovado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz intitulado Il Trasporto Umano – Nas pegadas do circo popular circulando pelos Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia.
Ficha Técnica de Il Trasporto Umano
Realização: Cia. IL BIANCONIGLIO Circo Teatro
Elenco: D’angelo Fabiano e Anaíra Mahin
Direção: Soraya Silva
Diretor Assistente e Argumento.: D’Angelo Fabiano
Cenário: D’Angelo Fabiano
Figurino: Java Araújo
Iluminação: Jannesson Cabral
Músico: Sueudo Fernandes
Produção: Renata Phaelante e Aracelly Silva
Produção Geral: Espaço Cultural do Déo – Aracelly Silva

