Cineclube realiza sessão com curtas do maranhense Joaquim Haickel
Primeira edição de maio, nesta quinta (5), vai contar com quatro curtas-metragens do cineasta que é membro da Academia Maranhense de Letras (AML)
Postado em: Audiovisual
Reprodução/Filme

‘Pelo Ouvido’ (2008) é um dos curtas de Joaquim Haickel que serão exibidos nesta quinta (5) no É Proibido Cochilar
A primeira edição do mês de maio do cineclube É Proibido Cochilar, marcado para esta quinta-feira (5), vai exibir ao público quatro curtas-metragens do cineasta maranhense Joaquim Haickel. A iniciativa é da Representação Regional do Ministério da Cultura (RRNE/MinC) e acontecerá na Casa do Patrimônio de Olinda (IPHAN), na Cidade Alta. A entrada é gratuita.
Cineasta e escritor, Joaquim Haickel é membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Ele também é criador da Guarnicê Produções que, desde 1984, atua na produção de filmes em São Luís. Em 1996 ajudou a criar a Fundação Nagib Haickel (FNH) e o MAVAM – Museu da Memória Audiovisual do Maranhão, onde desenvolve projetos de resgate, restauração, conservação e guarda de acervos audiovisuais, além de produzir documentários sobre fatos e pessoas relevantes na historia maranhense.
Pela Guarnicê, produziu e dirigiu diversos filmes, entre eles os premiados Padre Nosso, A Ponte, Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís… e Pelo Ouvido, que serão exibidos durante a sessão. Com a FNH/MAVAM foram vinte e quatro documentários sobre membros da AML, treze sobre artistas plásticos maranhenses, seis sobre outros personagens importantes do Maranhão, doze sobre radialistas maranhenses e está trabalhando na preservação de acervos de cinema, de áudio, de vídeo e de fotografias.
Confira a sinopse dos filmes que serão exibidos nesta próxima edição do É Proibido Cochilar:
Padre Nosso (2008)
Baseado no poema de sua autoria, o filme é resultado das histórias que Joaquim Haickel ouvia na infância, tratando um aspecto do dia a dia da vida do padre de uma pequena paróquia do interior.
Pelo Ouvido (2008)
Baseado no conto escrito em 1984 pelo próprio Haickel, quando o mesmo integrava a equipe de redatores e agitadores culturais da revista Guarnicê e ainda ensaiava os primeiros passos na política, a história do filme se passa em torno das relações de um casal, cujo protagonista, após acidente, tornou-se cego, surdo e mudo.
A Ponte (2012)
Baseado no conto homônimo de sua própria autoria, o filme conta a passagem do menino para o homem, que tem como cenário a ponte do São Francisco representando todas as pontes como ritos de passagem.
Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís (2012)
Curta de animação 2D, o filme conta a história da fundação de São Luis a partir da saga da chegada dos franceses à ilha de Upaon-açu e sua expulsão pelos portugueses, na batalha da praia de Guaxenduba.
Serviço
Cine é Proibido Cochilar – Sessão com filmes de Joaquim Haickel
Quinta (5) | 19h
Casa do Patrimônio de Olinda (Rua do Amparo, 59, Cidade Alta, Olinda)
Gratuito
