Exposição resgata histórias e personagens da Missa do Vaqueiro
Postado em: Cultura popular e artesanato | Fundarpe | Pernambuco Nação Cultural | Secretaria de Cultura
A força de umas das mais importantes manifestações culturais dos sertanejos exposta através de belas e profundas imagens, além de peças e vestimentas tradicionais. É isto que o público poderá conferir durante o Festival Pernambuco Nação Cultural Sertão Central na exposição do acervo da Fundação Padre João Câncio. A mostra fica em cartaz no Memorial do Couro, em Salgueiro, entre os dias 28 de maio e 01 de junho, das 10h às 18h.
A exposição traz fotos, indumentárias e objetos pertencentes à Fundação Padre João Câncio – apoiadora do evento e que gentilmente cedeu as peças. O material, rico em detalhes, transportam os visitantes para o universo dos vaqueiros sertanejos. Uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a história desses verdadeiros guerreiros nordestinos.
História – A primeira celebração religioso aconteceu em julho de 1971, sob o sol escaldante do Sertão. Um grande número de vaqueiros, montados a cavalo e vestidos a caráter, compareceram ao altar de pedra no município de Serrita, no Interior de Pernambuco. Com o apoio de Luiz Gonzaga, o padre João Câncio prestava sua homenagem a Raimundo Jacó, dando origem a um dos eventos religiosos mais populares do Nordeste, a Missa do Vaqueiro.
Serviço:
Exposição do acervo da Fundação Padre João Câncio
Local: Memorial do Couro – Salgueiro
Período: 28 de maio a 01 de junho
Horário: 10h às 18h


