Som na Rural é polo oficial do Festival de Inverno de Garanhuns
Parceria iniciada em 2016 volta com mais atrações e uma melhor estrutura
Postado em: Festival de Inverno | Música
Por Camila Estephania
Pelo segundo ano consecutivo, o Som na Rural visita o Festival de Inverno de Garanhuns e estaciona no Parque Euclides Dourado, onde recebe cerca de vinte atrações dentro da programação do evento. O projeto itinerante comandado por Roger de Renor retorna ao agreste depois de uma bem sucedida primeira experiência em 2016, quando acrescentou ao fervor do rock o calor de shows mais intimistas, aquecendo o clima garanhuense.
Neste ano, a iniciativa conta com uma estrutura maior que a edição anterior, garantindo a diversidade da programação. Além de apresentar novos artistas locais, como o grupo Diablo Angel, no domingo, também conta com nomes consagrados como o da carioca Angela Ro Ro, que encerra o polo neste sábado. O espaço também será palco para performances como “Aganjú”, do Circo Coletivo Bartira, responsável pela abertura do ambiente nesta sexta (21).
Considerado um símbolo da música independente pelos recifenses, o Som na Rural tem sua participação no 27º FIG comemorada pelos artistas. “Para mim é super confortável estar perto da Rural porque é um movimento que já faz parte da nossa cultura, assim como o Festival. São propostas parecidas de mostrar o que tem de novo. A minha expectativa para o show é de me conectar com o público e acho que esse polo colabora com isso”, comentou a cantora pernambucana Ylana Queiroga, que se apresenta neste sábado.
A artista escolheu o palco para tocar pela primeira vez as músicas do seu segundo álbum, intitulado “Vento”, em que estreia como compositora e deverá ser lançado no próximo mês. O Som na Rural também será marcado pelo ineditismo durante o show da banda instrumental Cosmo Grão, que tocará novas músicas na apresentação da terça-feira (26). “Preparamos um show novo que vai além do ‘Cosmograma’ (2016). O que eu acho massa em ter o Som na Rural no FIG é que funciona da mesma forma que no Recife, levando as pessoas a explorarem mais a rua”, disse o guitarrista Thiago Menezes.
Dentro da programação do projeto neste domingo (23), Graxa encontrou a ocasião ideal para fazer o show de despedida da turnê de “Aquele Disco Massa” (2015). “Esse formato de show do Som na Rural funciona até melhor que o tradicional para mim. A soma disso com a energia da cidade me faz acreditar que vai rolar um som bacana”, observou o músico. Liderando o grupo Rabecado, que se apresenta na próxima sexta (28), o cantor Publius destacou que o projeto possibilita muitas surpresas. “Acho esse contato olho no olho com o público muito legal, além de que conhecemos Roger há muito tempo. É uma chance de rever e fazer novos amigos, esses encontros propõem interações inusitadas”, frisa ele, que planeja parcerias com outros músicos que atuarão na noite.
O Som na Rural tem atrações em todos os dias do FIG, a partir desta sexta-feira, sempre no Parque Euclides Dourado. Neste final de semana, as atividades no polo começam por volta das 19h.
Som na Rural – Parque Euclides Dourado
Sexta-feira, 21/7
19h – Kleber Araújo
20h20 – Zé de Tete
22h30 – Luizinho Calixto
Intervalos e fim de noite: DJ Renato da Mata
Sábado, 22/7
18h – Aganjú | Circo Coletivo Bartira
19h – Ganga Barreto
20h20 – Ylana Queiroga
22h30 – Angela Ro Ro
Intervalos e fim de noite: DJ Renato da Mata
Domingo, 23/7
19h – Diablo Angel
20h20 – Bruno Souto
22h30 – Graxa
Segunda-feira, 24/7
18h – As Bodas de Umbigolina Goiabenta (Teatro | BA)
19h – Projeto Armazém
20h20 – Mestre Lourimbau (BA)
22h30 – Francisco, El Hombre (SP)
Terça-feira, 25/7
21h20 – Cosmo Grão
Quarta-feira, 26/7
21h20 – Edmilson do Pífano
Quinta-feira, 27/7
21h20 – Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
Sexta-feira, 28/7
21h20 – Rabecado
Sábado, 29/7
10h às 17h – Jornada MCs | Edição FIG
22h20 – Mamelungos



