André Balaio e Mário Rodrigues lançam novos livros em Caruaru
Além de lançar os títulos "O Quebranto" e "A Cobrança", os autores também conversarão sobre literatura no Encontro Literário Letras em Barros, que acontece neste sábado, às 17h, no Alameda Caruaru.
Postado em: Literatura
Divulgação

O escritor Thiago Medeiros é o idealizador do projeto Encontro Literário Letras em Barro, que acontece em Caruaru
Com a proposta de reforçar o potencial cultural de Caruaru, o Encontro Literário Letras em Barro reúne os escritores pernambucanos André Balaio e Mário Rodrigues para o lançamento dos seus livros “Quebranto” (Editora Patuá) e “A Cobrança” (Editora Record), respectivamente, neste sábado, às 17h. O evento acontecerá no Alameda Caruaru e promoverá um debate entre os autores mediado pelo também escritor Thiago Medeiros, que é o idealizador do Encontro.
“A ideia do evento é humanizar os autores, mostrar que é possível exercer o ofício da literatura e incentivar a formação de novos leitores, mas principalmente incentivo a novos escritores e escritoras ”, explica Thiago, que busca destacar, sobretudo, escritores pernambucanos nas ações do projeto, que neste sábado abrirá espaço para os convidados falarem de suas experiências na linguagem.
Nascido e criado em Garanhuns, Mário Rodrigues já foi indicado ao Prêmio Jabuti, na categoria de Contos e Crônicas, e venceu o prêmio Sesc de Literatura em 2016, que lhe rendeu o livro “Receitas para se fazer um monstro”, lançado pela editora Record. “No Brasil, como o público leitor é mínimo, esses prêmios acabam sendo a verdadeira chancela do escritor. O número de convites para eventos e antologias, por exemplo, aumenta muito depois de certas premiações”, observa Rodrigues, cujo novo romance traz uma reflexão que visa desconstruir a máxima brasileira de que “futebol, política e religião não se discutem”.
A projeção do garanhuense deverá render tópicos complementares ao conhecimento de André Balaio, que atualmente desponta entre as revelações da literatura do Estado. Vencedor do prêmio Off-Flip com o conto “O Lado de Lá”, Balaio também foi finalista do Prêmio Nacional SESC 2017 de Literatura e do Concurso Literário Nacional CEPE 2017. Diferente de Rodrigues, o autor, que também é roteirista de quadrinhos e editor do site O Recife Assombrado (orecifeassombrado.com), envereda pelo insólito para falar de desajustes na vida de pessoas comuns. “Na literatura fantástica, o sobrenatural pode aparecer como metáfora para culpa, desejo e outros sentimentos. É uma maneira original e instigante de falar dos problemas cotidianos”, ele descreve.
“O lançamento de um escritor pernambucano que já possui certo renome em âmbito nacional, e do primeiro livro de um escritor promissor e inventivo como Balaio, lançado por uma editora que tem estimulado tanto novos nomes, que é a Patuá, em Caruaru, é uma inovação na cena cultural da cidade”, defende Medeiros, sobre a importância de somar nomes de experiências diversas no Encontro.
SERVIÇO
Lançamento simultâneo “A Cobrança”, Mário Rodrigues, e “Quebranto”, André Balaio.
Quando: Nesta sábado (5), às 17h
Onde: Alamenda Caruaru – R. Arlindo Pôrto, 127 – Maurício de Nassau, Caruaru
Informações: (81) 99839-1312
Entrada franca

