Conservatório Pernambucano promove dois concertos em comemoração aos seus 89 anos
A primeira apresentação será nesta quarta (7), e a segunda, no dia 14. Eventos são gratuitos e acontecerão no Teatro de Santa Isabel
Postado em: Música
O Conservatório Pernambucano de Música promoverá dois concertos especiais para comemorar os 89 anos da escola de música. O primeiro será nesta quarta-feira (7) e terá uma pegada mais popular, com a presença da Orquestra de Câmara de Pernambuco, a cantora Mônica Salmaso e o pianista Nelson Ayres, interpretando canções da MPB. O segundo concerto será na próxima semana (quarta-feira, 14), com a Orquestra regida pelo maestro Zé Renato Accioly tendo como solista a soprano Carmen Monarcha, numa apresentação erudita. Ambas as apresentações serão às 20h, no Teatro de Santa Isabel. O espetáculo musical é aberto ao público, que pode retirar os ingressos gratuitamente uma hora antes do início da apresentação na bilheteria do local.
“Os concertos sintetizam as atividades do Conservatório no ensino da música erudita e da música popular. O Conservatório Pernambucano de Música, desde a virada da década de 1960 para os anos 1970, sem descuidar do ensino de música erudita, tem um sólido ensino de instrumentos usados na música popular, bem como dá amplo espaço para o estudo e pesquisa pedagógica de gêneros como choro, jazz, frevo e MPB. As duas vertentes convivem harmonicamente, e vários grupos que marcaram a história da música de Pernambuco, popular e erudita, foram criados ou apoiados pela nossa instituição”, destaca a gerente-geral da escola de música, Roseane Hazin.
Na apresentação desta quarta-feira (7), os solistas e orquestra apresentarão um repertório que vai desde Villa-Lobos a Ernesto Nazareth, incluindo composições do próprio Nelson Ayres, Chico Buarque, Guinga e Tom Jobim. “Nesse trabalho vamos destacar o repertório de música popular brasileira, bem selecionado, com composições como ‘Ciranda da bailarina’, de Chico Buarque; ‘Bolero de Satã’, de Guinga; ‘Derradeira primavera’, de Tom Jobim, e também algumas criações do próprio Nelson Ayres. Os dois artistas para este concerto são extremamente requintados e referência na área de canto e piano popular. Estamos contentes e honrados por poder participar dessa comemoração e dividir o palco com esses gigantes da música brasileira”, ressalta o maestro José Renato Accioly.
O segundo concerto, no dia 14, será com a Orquestra de Câmara de Pernambuco com a soprano Carmen Monarcha. A cantora lírica tem carreira internacional e faz turnês com o maestro André Rieu, além de já ter cantado com grandes orquestras. Sob a regência de José Renato Accioly, a apresentação terá duas partes: a primeira em homenagem aos 60 anos da morte de Villa-Lobos, com a “Bachianas Brasileiras nº5” e três canções do seu trabalho “Floresta do Amazonas”. Já a segunda parte contará com a interpretação de famosas árias de ópera, carro-chefe da carreira da solista, como da ópera “Carmen” e de “O barbeiro de Servilha”.
Serviço
Concertos de aniversário de 89 anos do Conservatório Pernambucano de Música
Quartas-feiras, 7 e 14 de agosto, às 20h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, S/N, Santo Antônio)
Evento gratuito (os ingressos podem ser retirados pelo público na bilheteria do local uma hora antes do início do espetáculo)


