Em intervenção, grupo Totem apresentou relíquias particulares
Postado em: Festival de Inverno | Fundarpe | Secretaria de Cultura
Na tarde da última segunda (16/7), grupo pernambucano convidou público a compartilhar suas lembranças
Por André Dib
Relembrar é viver. Com quase um quarto de século de atividade, o grupo Totem revisitou a própria história na tarde da última segunda (16/7). Por volta das 16h começou a ser montado o “Relicário”, uma estrutura especial formada por objetos utilizados em quase 40 espetáculos e performances ao longo dos anos.
A intervenção chamou a atenção do público, que circulava no Parque Euclides Dourado. “O que você guarda no seu relicário?”, perguntam os integrantes da trupe. As respostas foram gravadas em vídeo e serão usadas posteriormente.
Criador e diretor do Totem, Fred Nascimento diz que este trabalho, realizado a convite do 22º Festival de Inverno de Garanhuns, o inspirou a arquitetar um novo projeto, em comemoração dos 25 anos do grupo, que se completa em agosto de 2013. “Será uma retrospectiva com instalação, música e projeção de vídeos, que dialoga com a mistura de linguagens proposta pelo Totem, principalmente teatro, música e artes plásticas”.
Os objetos utilizados em “Relicário” são de espetáculos como “Rita” (1991), “Caosmopolita” (2005) e seu trabalho mais recente, “Rebentum” (2012), uma performance sobre o ritual do nascimento.
