Cultura Livre na Feira de Caruaru
Postado em: Fundarpe | Pernambuco Nação Cultural | Secretaria de Cultura
Por Raquel Holanda
Quem foi à feira de Caruaru na manhã desse sábado (19/5) encontrou uma atividade diferente da venda de verduras, carnes, artesanato e vestuário. O projeto Cultura Livre nas Feiras, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, estava em ação no setor de frutas e verduras, e os feirantes e seus fregueses acompanharam a apresentação da banda de Pífano Cultural, Cheiro de Sanfona e Boneco de Barro.
Para Lúcia Silva, que trabalha há quatro anos na limpeza da feira, o projeto transformou o seu dia de trabalho. “Desde o início de maio, minhas manhãs de sábado passam mais rápidas e divertidas, pois a cada folga que tenho no trabalho venho dançar um pouco”, falou. E não foram apenas os que fazem da feira seu local de trabalho que aprovaram a iniciativa musical. Messias da Silva, de 71 anos, sempre vem à feira de Caruaru fazer compras aos sábados, mas hoje ele acabou se distraindo. “Costumo fazer as compras cedo e voltar para casa perto das oito, mas hoje fiquei por aqui vendo os shows e perdi o tempo”, contou Messias.
Nesta edição especial, no FPNC de Caruaru, o Cultura Livre nas Feiras fez uma homenagem ao forró. Alemão é percussionista e produtor da banda Cheiro de Sanfona e levou o forró pé-de-serra para a feira livre. “Nossa banda já viajou para vários países levando o legítimo forró de Caruaru, e tocar na feira livre é uma forma de reafirmar a autenticidade desse ritmo”, comentou Alemão, antes dos cinco integrantes de sua banda começar a tocar.
