Experiências e memórias da quarentena dão o tom da quarta temporada da Rádio Cordel
Postado em: Serviço Cultural
Divulgação

A equipe da Rádio Cordel vai produzir nove programas que irão trazer depoimentos de cidadãos comuns sobre esse período de isolamento e quarenta
A memória da quarentena é o tema central da quarta temporada da Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste, que começa na segunda quinzena de outubro. Nessa nova série, os moradores da Região Agreste de Pernambuco serão convidados a responder a seguinte pergunta: no futuro, o que você vai contar sobre a sua experiência na quarentena?
A partir das respostas, a equipe da Cordel vai produzir nove programas que irão trazer os registros históricos dos depoimentos desses cidadãos comuns, que, normalmente, não encontram espaço para compartilhar as suas experiências na chamada mídia comercial. Assim, poderemos revelar os sentimentos, as vivências, as sensações e as possíveis mudanças que a quarentena prolongada provocou no cotidiano das cidades do Agreste. Os programas serão veiculados até o mês de dezembro, sempre às sextas-feiras, a partir da segunda quinzena de outubro com duração entre 5 e 10 minutos.
A Rádio Cordel está produzindo programas especiais sobre a pandemia da Covid-19 desde março. Na primeira temporada, criou 24 programas narrando como professores, alunos, técnicos e moradores do Agreste estavam sendo impactados pela pandemia em suas ações diárias no trabalho, em casa e nas comunidades. Na segunda temporada, elaborou 11 programas para revelar a repercussão da doença na principal festa de Caruaru: o São João, contando a história e as adaptações que as pessoas fizeram para não deixar de comemorar os festejos juninos. Isso sem deixar de registrar os efeitos da não realização das festas de rua para a economia e a cultura da Região.
Na terceira temporada, as edições especiais da Cordel foram direcionadas para a temática da saúde mental, abordada por meio da arte. Foram criados 11 programas com entrevistas, reportagens e dicas com o objetivo de ajudar os ouvintes a enfrentarem esta fase difícil de distanciamento físico e novos hábitos de convivência. Eles trouxeram as experiências coletiva e individual das pessoas por meio da fotografia, do cinema, da literatura, da música, da televisão, dos jogos, do desenho, da moda e artesanato, das artes plásticas, do teatro e da dança.
A Rádio Cordel elabora produtos para o rádio tradicional e podcasts. Eles podem ser sintonizados pelas plataformas de áudios Spotify, Radio Públic, Pocket Casts, Overcast, Google Podcasts, Breaker e Anchor. É possível ter acesso ao conteúdo do projeto pelo Instagram @radiocordel, Facebook da Aveloz, agência experimental de comunicação, e site www.radiocordel.ml. Os episódios também foram veiculados nas Rádios Universitária 99.9 FM e Paulo Freire, assim como as rádios Frei Caneca, do Recife; Lider FM, em Toritama; e da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. Também teve o conteúdo disponibilizado para rádios comunitárias de todo o País.
A Rádio Cordel é um projeto de extensão que faz parte das ações do grupo de mídias sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do CAA, orientadas e supervisionadas pelas professoras do curso de Comunicação Social, Sheila Borges e Giovana Mesquita, envolvendo 24 alunos. Todos trabalham de casa desde que as aulas presenciais foram suspensas em respeito à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto começou em 2018 com a produção de programas quinzenais, envolvendo quadros de informação e entretenimento sobre o CAA.