Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Mirada PE traz nova série de lives para discutir a Cultura na América Latina

Idealizado pela produtora Amanda Nascimento, lives acontecerão no perfil do Instagram do @miradape

Divulgação

Divulgação

Orlando Senna será o primeiro convidado da série de lives do projeto

O projeto @miradape inicia uma nova fase para colocar no centro das discussões a cultura pernambucana e a América Latina. Serão 10 lives no perfil @miradape no Instagram com artistas e produtores do nosso continente geopolítico, iniciando no próximo sábado (23), com o cineasta baiano Orlando Senna, ex-diretor da Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de San Antonio de Los Baños, Cuba. Na sequência, artistas como a premiada atriz paraguaia Ana Ivanova (“Las Herederas”, de Marcelo Martinessi e “King Kong en Asunción”, de Camilo Cavalcante), o cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, a bailarina pernambucana ex-residente de Havana, Nanny Alves e o músico argentino (da Patagônia), Shaman Herrera. De segunda a sexta, do dia 23 janeiro ao dia 5 de fevereiro, sempre às 16h. Com exceção do próximo sábado, devido à agenda do convidado. A programação da segunda semana será divulgada em breve. Esta nova fase do projeto foi contemplada pelos recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

@miradape é um espaço de integração do Estado de Pernambuco com a América Latina. O principal objetivo é intercambiar as obras do setor audiovisual, oferecendo um espaço de exposição e reflexão em torno da produção pernambucana, servindo como uma grande vitrine e espaço de discussão entre nós e nossos países irmãos.

Mesmo sabendo da diferença linguística, o que para nós, não é uma barreira, sentimos a necessidade de intercambiar e acompanhar o que acontece concomitantemente na cultura latino-americana. Em 2012, a convite da Embaixada do Brasil na Bolívia e do Bolivia Lab, maior evento de cinema daquele país, o projeto realizou sua primeira edição em La Paz com mostra em dois dias no Cine Teatro 6 de Agosto, localizado no centro da capital boliviana. Foram 11 curtas-metragens pernambucanos de diretores de várias gerações. E também foram realizados debates sobre o cinema pernambucano com alunos da Escuela de Cine de Artes Audiovisuales (ECA) e alunos de cinema da cidade de El Alto, que fica a 20 minutos de La Paz.

SOBRE ORLANDO SENNA
Diretor e roteirista dos filmes “Diamante Bruto”, “Brascuba”, “Iracema-Uma Transa Amazônica”, “Gitirana”, “Idade da Água”, “Longe do Paraíso”. Autor de roteiros para TV e cinema, entre eles “O Rei da Noite”, “Coronel Delmiro Gouveia”, “Ópera do Malandro”, “Oedipus Major”. Seus filmes foram premiados nos festivais de Cannes, Taormina, Pésaro, Havana, Brasília, Rio. Autor dos livros “Xana”, “Um Gosto de Eternidade”, “Os Lençóis e os Sonhos”, entre outros. Foi diretor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, Secretário Nacional do Audiovisual, diretor geral da TV Brasil, diretor presidente da Televisão América Latina (TAL). Nasceu em Afrânio Peixoto, Bahia, 80 anos.

Serviço
Live @miradape
Quando? Sábado, 23 de janeiro, às 16h
Onde? Perfil do Instagram @miradape

< voltar para Lei Aldir Blanc