Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Festival online incentiva a inclusão de pessoas com deficiência através da dança

Estão abertas as inscrições para a mostra virtual Todo Mundo Dança. Podem participar pessoas com deficiência que são artistas, estudantes ou amantes da dança em todo o Estado de Pernambuco. Interessados devem enviar um vídeo com a performance até o dia 20 de fevereiro, clicando no link contido no Instagram do evento.

A primeira edição do festival é realizada pelo Centro Técnico de Referência em Acessibilidade e Eventos (Centraea) e tem incentivo da Lei Aldir Blanc, através da Fundarpe e Secretaria de Cultura de Pernambuco. “O nosso objetivo é oportunizar, por meio da dança, que pessoas com deficiência possam mostrar as suas potencialidades que muitas vezes são ofuscas pelo preconceito e a discriminação que elas sofrem em seu cotidiano”, comenta Poliana Alves, interprete de Libras e diretora executiva do Centrae.

Ela é parceira da Tatiana Martins, jovem surda e proponente do projeto. Juntas, elas acreditam que a mostra Todo Mundo Dança pode trazer o empoderamento da pessoa com deficiência, além de estimular a criatividade e a autoestima dos participantes. “As pessoas com deficiência também têm direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer. Com esta mostra podemos gerar aprendizados e produzir mudanças no processo de inclusão deste segmento”, afirma Tatiana Martins. Além dela, 50% da equipe da mostra é composta por pessoas com algum tipo de deficiência.

As apresentações podem ser solo, em dupla ou em grupo com, no máximo, quatro participantes e devem ter até cinco minutos de duração, além do depoimento de 30 segundos e uma foto. As inscrições são gratuitas e os participantes precisam preencher um formulário que está disponível em um link contido no Instagram do festival (@dancatodomundo).

Os vídeos serão postados com recursos de acessibilidade comunicacional, como libras, audiodescrição e legenda para surdos e ensurdecidos, no IGTV da mostra e do Centrae (@centraeac). Lá, ficarão disponíveis para votação popular de 08 a 22 de março. Uma curadoria irá anunciar o resultado com as 16 performances selecionadas no dia 27 de março, por meio de uma live, nas redes sociais do evento. Cada um dos selecionados receberá o valor de R$ 300.

Serviço:
Mostra virtual Todo Mundo Dança
Inscrições até o dia 20 de fevereiro
(formulário no link do Instagram @dancatodomundo)
Exibição dos vídeos de 08 a 22 de março
Divulgação dos selecionados em live no dia 27 de março

< voltar para Lei Aldir Blanc