Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Audiovisual

Mostra Canavial de Cinema estreia em versão on-line com apoio da Lei Aldir Blanc

Evento de difusão audiovisual na Mata Norte de Pernambuco se adapta à pandemia e promove, até 1º de março, exibições virtuais gratuitas com produções da região

Crédito: Ernesto Rodrigues

Crédito: Ernesto Rodrigues

Caio Dornelas é o idealizador da Mostra

A Zona da Mata Norte de Pernambuco está de volta às telonas, desta vez, em formato on-line. A Mostra Canavial de Cinema (MCC), festival de referência da região, precisou se adaptar ao ambiente virtual e realiza edição especial que segue até o dia 1º de março no YouTube do evento. A iniciativa, que conta com apoio da Lei Aldir Blanc, promove a exibição gratuita de curtas-metragens produzidos na região, promovendo olhares e reflexões sobre a realidade local através do cinema.

Diariamente, serão transmitidos filmes que se debruçam sobre contextos sociais, culturais, históricos e políticos vividos nas cidades da Zona da Mata pernambucana. Serão dez obras, entre os gêneros documentário, ficção e animação, que revelam impressões e opiniões particulares de habitantes e moradores da localidade acerca da realidade em que estão inseridos.

Sempre trazendo um recorte temático por edição, a MCC traz a sua versão on-line um panorama do Cinema da Mata Norte produzido nos anos 2010. De acordo com Caio Dornelas, idealizador da Mostra, que pela primeira vez assina a curadoria do festival, trata-se de um movimento em prol da difusão da produção local recente, e, ao mesmo tempo, de documentação para a trajetória do audiovisual na região.

“Existe um lapso de tempo histórico do qual não temos dimensão da produção audiovisual na Mata Norte. Nos últimos dez anos, no entanto, temos visto o ressurgimento de cineclubes, festivais, atividades formativas e iniciativas independentes de pequenos realizadores que movimentaram o cinema da região. Esse momento de retomada e algumas obras que fazem parte desse contexto estarão presente nesta edição on-line”, comenta Caio. Mais informações: mostracanavial.com.br.

Programação:
- Transmissões diárias a partir das 19h, disponíveis por até 24 horas
- Debates com realizadores às 19h do dia seguinte à disponibilização de cada filme
Gratuito

20/02
- Início da exibição do filme “Sobrados”

21/02
- Debate com Ilton Ferreira – Diretor do curta Sobrados
- Início da exibição do filme “Banda Saboeira – A história que Nos Contam”

22/02
- Debate com Hevelyne Figueirêdo – Diretora de “Banda Saboeira – A história que Nos Contam”
- Início de exibição do filme “Quando a Chuva Vem?”
20h – Seminário online: “Produção Cinematográfica no Interior de Pernambuco: Uma Ficção?”

23/02
- Debate com Jefferson Batista – Diretor de “Quando a Chuva Vem?”
- Início da exibição do filme “Mais de Sete Palmos”

24/02
- Debate com Renatto Mendonça – Diretor de “Mais de Sete Palmos”
- Início da Exibição do filme “Geisiely com Y”

25/02
- Debate com Mery Lemos – Diretora de “Geisiely com Y”
- Início da exibição do filme “O Que Se Memora”

26/02
- Debate com Caio Dornelas – Diretor de “O Que Se Memora”
- Início da exibição do filme “Painho e o Trem”

27/02
- Debate com Mery Lemos – Diretora de “Painho e o Trem”
- Início da exibição do filme “O Esquema”

28/02
- Debate com Caio Dornelas – Diretor de “O Esquema”
- Início da exibição do filme “Cambinda: Onde Nada Se Ensina, Tudo Se Aprende”

1º/3
- Debate com Enno Miranda – Diretor de “Cambinda: Onde Nada Se Ensina, Tudo Se Aprende”
- Início da exibição do filme “O Cine São Vicente”
- 20h – Debate com Kleber Camelo – Diretor de “O Cine São Vicente”

< voltar para Lei Aldir Blanc