Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Histórias de origem africana e afro-brasileiras contadas por uma professora no YouTube

“Karingana wa Karingana – Contos africanos e afro-brasileiros para crianças” começa a ser exibido nesta sexta-feira, com apoio da Lei Aldir Blanc

Divulgação

Divulgação

A professora Suzana Queiroz criou o projeto “Karingana wa Karingana: contos africanos e afro-brasileiros”

Começa a ser veiculada nesta sexta (26) uma série de episódios recheados de histórias de origem africana e afro-brasileiras, contados pela professora Suzana Queiroz. O projeto “Karingana wa Karingana: contos africanos e afro-brasileiros” tem apoio da Lei Aldir Blanc e seguirá com novidades toda sexta-feira, sempre às 19h, no canal da contadora de histórias no Youtube.

O projeto surgiu em 2018, através das atividades formativas realizadas em escolas das redes públicas e privada da Região Metropolitana do Recife.  Suzana Queiroz compartilha com as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, histórias retiradas de um baú muito especial, que se abre magicamente. Durante as novas modelagens educacionais necessárias em tempos de Pandemia e diante da contínua necessidade de implementação de práticas e conceitos antirracistas, a professora levou a montagem de “Karingana wa Karingana” para o ambiente virtual, em junho de 2020.

Seja presencial ou virtual, o objetivo é estimular o hábito da leitura e realçar o universo lúdico e poético da experiência artística. Os novos episódios do quadro “Karingana wa Karingana: contos africanos e afro-brasileiros” terão como foco as produções de estudantes da rede pública de ensino do Recife sobre escritoras negras brasileiras, bem como a produção literária de mulheres negras pernambucanas as quais debruçam o trabalho literário infanto-juvenil.

No primeiro episódio, “Karingana” traz para o público um reconto de uma lenda bantu através da obra intitulada “O Quibungo e as brincadeiras”, produzido por estudantes da EM Presbítero José Bezerra (Recife-PE) e publicada pela Editora IMEPH, com orientação pedagógica e co-autoria de Suzana Queiroz.

O projeto conta uma equipe multidisciplinar: Leo Rorschachh responsável pelo Roteiro, Direção e Edição de imagens, Anderson Odé Bomí responsável pela Fotografia, Cenário e Sonoplastia, Felipe Soares na Direção de Arte, Douglas Santos como Auxiliar de Produção e Emanuele Nascimento na Revisão Final. Além disso acessórios, figurinos e produção contam com apoio de três marcas afroempreendedoras pernambucanas: Aguemon Moda com Arte, Girassois Afro Braids e Zarina Moda Afro.

Sobre Suzana

Suzana Queiroz é natural de Igarassu/PE, é Pedagoga e Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando como educadora nas redes municipais de ensino do Recife e Paulista. Percussionista, produtora cultural, pesquisadora e bailarina afro, com passagens por vários grupos culturais em Recife e Região Metropolitana, como Rala Coco Maria, Afoxé Oyá Alaxé, Afoxé Omi Sabá e Afoxé Omo Lufan. Em sua prática docente, Suzana busca ofertar espaços de aprendizagem ancorados na educação antirracista e na luta contra os racismos em busca da equidade.

Serviço
Karingana wa Karingana – Contos africanos e afro-brasileiros para crianças
Apresentações: A partir de 26/2, sempre às sextas-feiras, às 19h
Acesso gratuito através do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCO-uiTcwqva5kF1DBFjah5A

< voltar para Lei Aldir Blanc