Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Lais de Assis Trio e Marcello Rangel participam da última edição do Festival Espiral das Artes

O Espiral das Artes Virtual promove o acesso a diversas linguagens artísticas através do site culturaiminente.com.br/espiraldasartesvirtual

Sócrates Guedes/Divulgação

Sócrates Guedes/Divulgação

O músico Marcelo Rangel encerra a temporada do Festival Espiral das Artes

Foram 4 sábados, mais de 3000 visualizações no canal do Youtube, mais de 80 mil perfis alcançados nas redes sociais, mais de 200 participantes de sorteios de brindes culturais e originais. Um total de 15 apresentações musicais, 16 exposições, 5 webséries literárias e uma diversidade de expositores de artesanato, moda e gastronomia. O Espiral das Artes, evento multicultural que vinha se destacando na cena cultural recifense, continua sua história, agora no formato virtual.

Sábado (27) completa sua temporada de estreia em sua quinta edição. Em 2019, o Espiral encantou o público da cidade, ocorrendo em praças públicas e oferecendo acesso gratuito a uma diversidade de linguagens artísticas como artesanato, pintura, dança, fotografia e música. Agora, a produtora Cultura Iminente, realizadora do evento, está oferecendo ao público uma versão virtual do Espiral das Artes completamente inspirada na presencial. Em tempos de lockdown, o evento se apresenta como uma boa alternativa para o público se divertir no conforto de suas casas. O Espiral das Artes Virtual foi contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco. A programação tem início às 10h.

ATRAÇÕES - Nesse último dia, o público pode contar com a transmissão, através do site da Cultura Iminente, dos shows de três talentos musicais pernambucanos: Marcello Rangel, que se apresenta às 16h, a banda Serena Gota, às 18h, e Lais de Assis Trio, que fecha a noite de atrações às 20h. E não é somente música que o público pode esperar do Espiral das Artes Virtual: haverá a exibição do espetáculo Desatinos (RJ), no Espiral Performance, e mais um bate-papo na websérie literária Espiral Literário, com Eron Villar, Roberto Beltrão, Fabio Paiva e Joane Leôncio sob o tema Histórias em Quadrinhos como Linguagem.

A Galeria Espiral trará exposições dos artistas Xirumba, Cellestine Dardenne, Vanessa Mokka e Thiago Lucas. Tem também podcast em uma parceria com a Rádio Frei Caneca do programa Conexões Telúricas, que continua na quinta edição do evento. O tema deste sábado será A Grande Conjunção. O evento ainda tem muito mais: Feira de Artesanato, Moda, Gastronomia, Sustentabilidade e Solidariedade.

“Nós encaramos o desafio de realizar cinco sábados de evento virtual. Construímos um site que dará acesso às mesmas atrações da versão presencial do Espiral das Artes. Quem tiver o interesse de conhecer e comprar produtos da Feira Espiral, por exemplo, vai ter acesso ao trabalho de diversos expositores podendo entrar em contato com eles através da nossa plataforma”, explica Rodrigo Silva, diretor da produtora Cultura Iminente. Junto com a Feira de artesanato, o público terá acesso à Moda Espiral, que vende roupas e acessórios de produtores pernambucanos, e ao Polo Arte do Sabor, com opções de pedidos e encomendas de refeições e sobremesas para todos os tipos de gosto, incluindo opções veganas, diet, sem glúten e sem lactose.

ESPIRAL DAS ARTES - Tem parceria com a Ecoe Sustentabilidade e a Faz Terra, que assumem a função de incentivar o público a uma vida mais sustentável tanto através de informações e esclarecimentos de dúvidas quanto através da venda de produtos como o Copo Eco, que é reutilizável, serve para líquidos quentes e gelados e é a alternativa perfeita para deixar de lado os copos descartáveis; e as composteiras domésticas, ideais para apartamentos e pequenos espaços servindo para compostagem de lixo orgânico. Ainda teremos a participação da Ana Catadora, uma iniciativa de Curitiba-PR com dicas e informações para um dia a dia sustentável.

No site, o evento está estruturado em abas com o acesso ao contato de cada ponto da programação. Também se incentiva a solidariedade no evento que dá visibilidade a ONGs e instituições parceiras abertas a mostrar os trabalhos sociais que desenvolvem e a receberem doações a exemplo da Em Cena Arte e Cidadania e Anjos do Poço, ambas de Recofe-PE e a ong Passarte, de Caxias do Sul-RS.

O Espiral de Terapias é o ponto de programação que convida o público a conhecer e/ou participar das práticas terapêuticas integrativas como o Rêiki, as Barras de Access e a Massoterapia. Na versão virtual, esse ponto será apreciado através de uma parceria com o projeto do primeiro podcast da Rádio Frei Caneca FM. Comandado por Maíra Brandão e Camerino Neto, o Conexões Telúricas é uma série de doze episódios com cerca de uma hora de duração. O Espiral das Artes Virtual irá veicular, no site oficial do evento, cinco episódios: Energias Telúricas, Chakras, Tarô e autoconhecimento, Sincronicidade e A Grande Conjunção. Os podcasts estarão disponíveis a partir das 12h.

O Espiral Performance dá destaque aos trabalhos teatrais. Na edição virtual o público poderá apreciar trabalhos de Pernambuco e produções do Rio de Janeiro. Espetáculos filmados estarão disponíveis em horários específicos da programação. Gueto, À luz no isolamento, As Bondosas e Desatinos são performances confirmadas. A mostra Caldo de Cana também estará presente no Espiral Performance. O Espiral Performance será exibido a partir das 19h.

A literatura não poderia ficar de fora deste arsenal de linguagens artísticas. Autoras e autores foram convidadas e convidados a participarem de bate-papos sobre prosa, poesia, literatura infantil, histórias em quadrinhos e dramaturgia. Rosinha, Malú Bazan, Carlos Carvalho e Fabio Paiva são nomes confirmados. A websérie com os debates fica disponível a partir das 14h. A Galeria Espiral vem com exposições de pinturas, ilustrações e fotografias de artistas do estado. Obras dos artistas Luciano Félix, Xirumba e Java Araújo estão no roll de atrações que contemplam 16 artistas no total.

O Espiral das Artes finaliza cada dia de programação com o Palco Espiral, um espaço idealizado para receber talentos musicais da cena autoral pernambucana. O palco vai receber um total de 15 artistas e bandas em cinco semanas de evento. Entre os confirmados estão Laís de Assis Trio, Lucas Torres, Marcello Rangel, Tertúlia, Ela e o Bando, Capim Santo e outras atrações da música pernambucana. Os shows iniciam às 16h.

A programação completa poderá ser conferida no site da Cultura Iminente, pelo link: www.culturaiminente.com.br/espiraldasartes-programacao.

< voltar para Lei Aldir Blanc