Rede Lula Córtex lança jogo inspirado no Paêbirú
Postado em: Lei Aldir Blanc | Música
No último dia 26 de março, completou-se 10 anos da morte de Lula Côrtes. Lula foi um importante cantor, compositor, pintor, escritor e poeta pernambucano que pertenceu ao Udigrudi, movimento contracultural recifense da década de 1970. Em comemoração à sua vida, a Rede Lula Córtex, em parceria com a editora Castanha Mecânica, lança o livro-jogo Caminho da Montanha do Sol, disponível online de forma gratuita. A ação conta com incentivo da Lei Aldir Blanc Pernambuco e está disponível no link a seguir, para acesso em computadores: lulacortes.itch.io/cms. Em breve, também estará disponível na plataforma PlayStore para smartphones.
O Caminho da Montanha do Sol consiste em um “livro em forma de jogo” com os escritos presentes no encarte original do clássico vinil Paêbirú. Nele, nos deslocamos através do avatar de Lula Côrtes, enquanto os textos do encarte percorrem o cenário. Para ler todo o material, é necessário chegar ao fim do jogo. A estética do trabalho faz referência ao universo visual evocado pelo disco. No trajeto que se percorre, há cogumelos, marimbondos, serpentes, urtigas elétricas, constelações, inscrições rupestres da Pedra do Ingá e diversos elementos mencionados no Paêbirú. De acordo com Nemo Côrtes, filho do multiartista, o livro-jogo parte do desejo de apresentar o trabalho de Lula sob outros suportes: “Meu pai sempre foi muito interessado por ficção científica e um experimentador nato. Desde o início da sua trajetória, experimentou inúmeras plataformas. Após uma década de sua morte, pensamos no formato livro-jogo, dentre as novas mídias digitais. Foi uma forma de criar um ambiente de imersão e interatividade para a leitura do texto do encarte de Paêbirú”.
Paêbirú - Caminho da Montanha do Sol é um álbum de 1975, considerado um marco na música psicodélica experimental brasileira. É resultado do convite que Lula Côrtes e Zé Ramalho fizeram a 20 músicos da cena cultural pernambucana e paraibana – entre eles Alceu Valença e Geraldo Azevedo – para sua gravação; e de uma viagem dos artistas à Pedra do Ingá, no interior da Paraíba. O encarte original do disco é uma espécie de livreto, com um texto considerado um manifesto à época, repleto de imagens e ilustrações. Até hoje, é considerado raridade entre diversos colecionadores e críticos de música devido à enchente de 1975, que destruiu o rolo original e a maior parte dos vinis prensados, só restando 300 exemplares.
O livro-jogo é uma realização da Rede Lula Córtex, coletivo dedicado a difundir a vida e obra de Lula Côrtes, em parceria com a Castanha Mecânica, editora independente. A programação visual é de Flávio Lima, a coordenação artística é de Nemo Côrtes e a coordenação editorial é de Fred Caju. A responsável pela produção e comunicação é Bruna Mascaro.
Serviço
Livro-jogo: No caminho da montanha do sol
Realização: Rede Lula Cortex e Castanha Mecânica
Incentivo: Lei Aldir Blanc Pernambuco
Para acessar no computador, acesse o link: https://lulacortes.itch.
