“Terra preta & Negraíndia” é o novo videoclipe das Casas Populares da BR232
Postado em: Lei Aldir Blanc | Música
Já está no ar o novo videoclipe da banda pernambucana Casas Populares da BR232. ”Terra preta & Negraíndia” são duas músicas que compõem o álbum Negraíndia, lançado em 2019, com incentivo do edital Funcultura da Música (2017/2018), e têm autoria das irmãs-integrantes do grupo, Carol e Naya Lopes, respectivamente.
Dirigido e roteirizado por Naya Lopes que, além de integrante fundadora da Casas Populares da BR232, é educadora e realizadora em cinema, o videoclipe foi realizado por uma equipe de profissionais, em sua maioria negras e negros atuantes no estado e em parceria com o Sítio Ágatha, espaço “afroecológico” gestado por mulheres negras ligadas à agricultura, ecologia, educação e feminismo negro, localizado na zona rural de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco. A produção foi contemplada pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.
Sob o mote do provérbio africano vindo do Congo, “os pássaros têm asas porque elas lhe foram passadas por outros pássaros”, a narrativa nasce na criação do universo cósmico, discorre para a Zona da Mata pernambucana e vai até a luta e festa das mulheres negraíndias dentro do território-quilombo do Sítio Ágatha. No clipe, além das performances da banda, formada por Carol Lopes, Joana Xeba, Josy Caldas, Naya Lopes e Raquel Santana, estão também performances de Ágatha Vitória, Nzinga Cavalcante, Luiza Cavalcante, gestoras do sítio, e Adriana Luz do Nascimento, a Mestra Di, do Centro de Capoeira Luz Di Angola, Olinda-PE. Aperte o play e confira: