Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cia. Brincantes de Circo lança catálogo virtual de mulheres palhaças

Divulgação

Divulgação

A publicação conta com produção da palhaça e pesquisadora Jerlâne Silva

Com o objetivo de dar visibilidade a atuação e criação da palhaçaria feminina pernambucana, a Cia Brincantes de Circo lançou recentemente o catálogo virtual “E o palhaço o que é? A palhaça é mulher!” que apresenta as vivências e os processos de criação de mulheres palhaças que atuam em Pernambuco.

A publicação é fruto da pesquisa “E o palhaço o que é? A palhaça é mulher!”, realizada pela Cia. Brincantes de Circo, com produção da palhaça e pesquisadora Jerlâne Silva. A pesquisa contou com recurso da Lei Aldir Blanc de Pernambuco. O catálogo está disponível gratuitamente no link: issuu.com/ciabrincantes/docs/cat_logo_e_o_palha_o_o_que___a_palh_2090c5f27f5650.

Palhaças que não entraram na edição podem acessar o link do formulário da pesquisa: forms.gle/z3PNFGCmhkzk7Cwz9, e compartilhar suas experiências, uma vez que a companhia pretende continuar mapeando e difundindo o trabalho de mulheres que atuam na arte da palhaçaria.

SOBRE A CIA
A Cia. Brincantes de Circo, Recife/PE, foi fundada em 2011 com a finalidade de desenvolver trabalhos na área de circo, oferecendo espetáculos, oficinas, locação de lonas e material circense e ações socioculturais, além de pesquisa (teórica e prática) na arte circense, levando em consideração suas tradições e inovações.

Desde 2015 a Cia Brincantes vem desenvolvendo a pesquisa intitulada “Memórias Circenses: relato de uma vida itinerante” pesquisa de campo e documental com o objetivo de mapear os circos e registrar, com base na narrativa oral e documentos, as memórias das famílias circenses de Pernambuco e que, no seu ano inicial, contou com incentivo do Funcultura e, em 2017, a Cia. realizou a pesquisa intitulada “Magia circense: um estudo sobre as mágicas do circo”, que tinha como objetivo desvendar os números de mágica e ilusionismo.

Entre seus espetáculos estão: “Quatro”, estreou em 2011 com direção artística de José Manoel Sobrinho e Circense de Bóris Trindade Júnior; “Vaudeville – espetáculo de variedades circense”, estreou em 2011 com direção geral de Dougla Duan e Circense de Bóris Trindade Júnior; “Tapioca”, com direção geral de José Manoel Sobrinho e circense de Bóris Trindade Jr; a “Intervenção de Palhaçaria”, estreou em 2015 com direção coletiva; e o espetáculo “Histórias de um Pano de Roda”, estreou em 2019, com direção e dramaturgia de Ceronha Pontes e direção circense de Bóris Trindade Júnior.

< voltar para Lei Aldir Blanc