Quando qualquer maneira de amor vale a pena
Postado em: Fundarpe | Pernambuco Nação Cultural | Secretaria de Cultura
O espetáculo de dança “Entre nós” narrou, sem palavras, as várias possibilidades de se amar
Por Cirlene Leite
Andrea e Eduardo, Simone e Fernando, Vanessa e Rafael. Ou seriam Eduardo e Rafael, Simone e Vanessa, Fernando e Rafael e junto com Andrea e Vanessa e Eduardo e Fernando e…? “São várias formas de amor, hetero, bissexual e muitas outras representadas no placo. Acho a proposta do espetáculo interessante”. Ruty Elane, professora de português/inglês em Caruaru, definiu bem o que o espetáculo de dança “Entre nós”, da Cia Vias da Dança, do Recife, apresentou nesta terça-feira (15/05), no Teatro do Sesc Caruaru, dentro da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural na cidade.
Em cena, um elenco composto de três moças e três rapazes faz o que quer com seus corpos, sem censuras, mostrando as possibilidades do encontro entre seres humanos, em certos momentos conflitantes, em outros harmoniosos, independentemente de gêneros. A simplicidade do cenário, com rosas vermelhas penduradas em um fundo preto, provoca um efeito bonito a cada luz e contrasta com o esmero das coreografias, nada simples, marcadas pela trilha sonora dos grandes sucessos da MPB consagrados na voz de Maria Betânia. Não há palavras, só gestos e movimentos para narrar com o corpo todas possibilidades. A tapa na cara que um dos personagens dá em outro logo no início da apresentação rompe um silêncio de dois minutos, que mais pareciam uma eternidade, e chama a atenção do público para o que está por vir. Parece nos dizer: “Acorda pra Jesus, cara!”.
“O trabalho coreográfico, a forma de montagem e a linha de apresentação do tema traduzem a dança contemporânea”, explica a diretora Heloisa Duque, acrescentando que “O espetáculo também tem um pé na dança moderna, até pela formação de raízes clássicas dos bailarinos que compõem o elenco“, conclui.
O espetáculo “Entre nós” foi montado em 2009 e já foi apresentado no Porto Alegre EmCena, no Janeiro de Grandes Espetáculos e na Mostra Brasileira de Dança no Recife, além de ter rodado o estado, com participação do FPNC em Triunfo e Taquaritinga e no FIG, em Garanhuns. A Cia Vias da Dança completa em 2012 20 anos de criação e sucesso.
Hoje, o palco do Sesc Caruaru recebe mais programação de artes cênicas pelo FPNC, com o espetáculo de dança “Catrevage”, às 20h. A entrada é sempre gratuita.
