Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Com formato virtual, Bienal de Pernambuco discute o futuro do livro e da educação no Brasil

O bate papo acontece às 17h, nesta sexta-feira (28)

Léo Ramos Chaves/Divulgação

Léo Ramos Chaves/Divulgação

Professor e um dos fundadores do Porto Digital, Silvio Meira é dos debatedores do debate nesta sexta-feira (28)

A relação entre literatura, educação e tecnologia, tão antiga e ainda assim tão cheia de novidades e possibilidades, será o mote do debate promovido pelo Porto Digital dentro da programação da primeira e-Bienal, o eixo digital da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, uma das mais importantes feiras literárias do Brasil. Para falar sobre o assunto, o evento traz, de forma virtual, dentro do Círculo das Ideias, o debate “O futuro do livro e da educação no Brasil”, com três ícones do polo tecnológico pernambucano: Silvio Meira, Luciano Meira e Alex Sandro Gomes. Para mediar a conversa, Rossini Barreira, coordenador de comunicação do Porto Digital. O bate papo acontece às 17h, nesta sexta-feira (28).

De acordo com Luciano Meira, esses três elementos andam juntos desde sempre. Um exemplo claro disso é forma impactante como o uso da tecnologia disseminou a produção de livros na era gutenberguiana, um processo antes muito limitado.

“As tecnologias digitais têm um impacto potencialmente ainda mais amplo no sentido de permitir milhares de possibilidades ao simular novos mundos, proporcionando experiências ainda mais diversas, seja com a realidade aumentada, seja dentro dos jogos digitais, seja com os inúmeros softwares existentes. Esses benefícios podem ser sentidos no processo de aprendizagem e no entretenimento de uma forma que antes não seria possível com as tecnologias analógicas da imprensa de Gutenberg”, explica.

Luciano ainda destaca que é graças às tecnologias digitais que novos dados e mais progresso podem surgir, pois com essas ferramentas é possível monitorar atividades e hábitos dos usuários. Por exemplo, livros digitais conseguem seguir a direção dos olhos durante a leitura, produzindo dados sobre os momentos de maior atenção em determinadas passagens. “Isso nos permite produzir dados para que possamos monitorar, mensurar, apoiar e, de certa forma, potencializar a atividade humana”, diz ele.

Outros exemplos podem ser sentidos com a inteligência artificial, capaz de produzir leituras interativas, ajudar na geração de textos, na correção de redações e muito mais. “Os livros, a tecnologia e a educação, juntos, podem construir mundos extremamente ricos de aprendizagem e produção de conhecimento. Inclusive, solucionar problemas complexos com os quais a humanidade se depara agora”, afirma Luciano Meira.

O bate papo contará com a participação do cientista, professor e empreendedor Silvio Meira, com forte atuação na área de engenharia de software e inovação, sendo um dos fundadores do Porto Digital; Luciano Meira, que atua como professor na Universidade Federal de Pernambuco, no CESAR School e ainda como coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas da qual é sócio-fundador no Porto Digital; e Alex Sandro Gomes, professor do CIN/UFPE, líder do grupo CCTE e idealizador da plataforma de aprendizagem Redu.

O público pode acompanhar toda a programação da e-Bienal pelas redes sociais do evento (@bienalpe) e pela plataforma oficial da Bienal PE, no endereço www.e-bienal.com. Por lá, além de diversas interações e ações promocionais, também há venda de produtos e serviços, um grande diferencial que anuncia o caminho da inovação no mercado de feiras literárias.  Confira a programação completa aqui: docs.google.com/spreadsheets/d/1Y1ummnHIJmjlwUAvfQcZsOsHe8sZ616v_LcmM0lZp3k/edit#gid=1499567507.

< voltar para Formação Cultural