Belezas naturais do Vale do Catimbau são reveladas na mostra virtual “Lentes Poéticas”
Postado em: Fotografia | Lei Aldir Blanc
“Lentes Poéticas: um olhar sobre o Vale do Catimbau” é o nome da exposição permanente do jornalista e fotógrafo Rodrigo Asfora que, durante três dias, “mergulhou” no universo do segundo maior parque arqueológico do Brasil, localizado a 280km do Recife, entre o agreste e o sertão pernambucano. A iniciativa conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.
Para a mostra, que pode ser vista no site oficial do fotógrafo – www.rodrigoasfora.com – foram selecionadas 40 fotografias, que revelam paisagens exuberantes e ajudam a contar a história do parque criado em 2002 e que entrou para a lista de uma das sete maravilhas de Pernambuco, atraindo turistas de todo o país.
A expedição fotográfica percorreu trilhas de areia fofa, barro, lama e rochas espalhadas pelos mais de 62 mil hectares de uma das últimas áreas preservadas de caatinga do Brasil. O Parque Nacional do Catimbau reúne uma imensa diversidade de fauna e flora, além de chapadões, cânions e até cavernas, onde é possível encontrar painéis de pinturas rupestres feitas há milhares de anos.
“Desbravar o Vale do Catimbau faz a gente se sentir dentro de um filme, com cenários compostos por verdadeiras obras de arte esculpidas por processos erosivos, resultando em formas espetaculares. E a vegetação verdinha, nessa época do ano (abril/agosto), deixa a paisagem ainda mais exuberante”, afirma o fotógrafo Rodrigo Asfora.
“Lentes Poéticas: um olhar sobre o Vale do Catimbau” traz registros do cotidiano dos moradores e a simplicidade da vida no campo, além de capturas de paisagens que viraram cartões postais, a exemplo do paredão colorido dos Lapiais, do Chapadão e da Igrejinha. O olhar artístico e sensível do fotógrafo também traz à tona as curiosidades da região do semi-árido, com suas diversas espécies de cactos, flores e frutos como o coquinho de Ouricuri, utilizado como colírio natural para os nativos.
De acordo com Rodrigo Asfora, a ideia da exposição on-line surgiu durante a pandemia da covid-19. “Em tempos de isolamento social, a mostra fotográfica tem como objetivo levar a beleza, a história e a energia do Vale do Catimbau ao maior número de pessoas, para que possamos divulgar uma das grandes riquezas do nosso estado e estimular o turismo na nossa região pós-pandemia”, completa o fotógrafo.
A exposição, que tem produção executiva da jornalista Taís Cintra e curadoria de Rodrigo Asfora, é um presente aos olhos dos visitantes e um convite ao universo dessa vitrine de expressões do nosso passado e da nossa cultura.
Serviço
Exposição permanente “Lentes Poéticas: um olhar sobre o Vale do Catimbau”, do jornalista e fotógrafo Rodrigo Asfora
Site: www.rodrigoasfora.com
