Documentário “Contramola: memórias insurgentes” será lançado nesta quarta-feira (30)
Postado em: Audiovisual | Lei Aldir Blanc
O Coletivo Saída de Emergência lança, nesta quarta-feira (30), às 19h, o minidoc “Contramola: memórias insurgentes”, no YouTube. Contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o filme trata-se de um trabalho historiográfico/artístico que pretende dividir com o público reflexões, tensionamentos, e conexões entre as censuras ocorridas no passado e os silenciamentos que os artistas vêm sofrendo no atual cenário contemporâneo brasileiro. O trabalho será um desdobramento de um processo de pesquisa realizado pelo Coletivo Saída de Emergência, que vem se apresentando em alguns trabalhos propostos pelo coletivo nos últimos dois anos, e pretende alcançar, com o lançamento deste minidoc, mais um passo nessa trajetória de reflexão e proposição sobre a temática.
O grupo realizadores, composto por Rebeca e FIlipe Gondim, vem pesquisando o autoritarismo, a censura e criação artística no Brasil, tendo como principal instrumento de intervenção a rua, o corpo e as paredes da cidade. “A proposta é experimentar elementos de diversas linguagens, em especial, a performance, a dança e as artes visuais; e investigar, inventar possíveis saídas de emergência, dentro e fora do corpo”, conta Rebeca Gondim. Com alguns trabalhos em processo e participação em alguns espaços institucionais, o coletivo visa se fortalecer como corpo criativo e atuante na cena independente da arte.
A direção do documentário é de Filipe Gondim, Rebeca Gondim e Rafael Nascimento, o roteiro de Filipe e Rebeca Gondim; edição e montagem de Rafael Nascimento. A partir das 19h, o novo trabalho do coletivo ficará disponível no canal: bit.ly/3gZtc8V.
Serviço
Lançamento do filme “Contramola: memórias insurgentes”
Quando: 30 de junho de 2021 (quarta-feira), às 19h
Disponível no canal: bit.ly/3gZtc8V
