Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Curta-metragem retrata trajetória de Mestre Nilo Oliveira, líder do Nação Maracambuco

Estreia no YouTube nesta quarta-feira (30), a partir das 19h, o curta-metragem “Minha Nação – Um filme sobre Mestre Nilo”. Contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o filme retrata a trajetória do fundador, zelador e mestre do Maracatu Nação Maracambuco, fundado em 1993, no bairro de Peixinhos (Olinda). Nesses anos, mais de 3 mil jovens do bairro de periferia da cidade pernambucana já passaram pelo projeto, que mantém atualmente cerca de 160 membros ativos.

O Maracambuco é um maracatu de baque virado, com tradição nagô, consagrado como um importante projeto social no Estado. Agora, o trabalho de Mestre Nilo, como é conhecido, recebe o merecido registro no curta documental “Minha Nação – Um filme sobre Mestre Nilo”, dirigido e roteirizado pelos estreantes Patrício Júnior e Raquel Medeiros, com realização da Mangaba Coletiva.

“Nós tínhamos uma imensa curiosidade em saber como alguém que vive em função do Carnaval, que trabalha o ano todo pelo Carnaval, estava lidando com as pressões de ver a festa cancelada pela primeira vez em décadas”, afirma Patrício Júnior, publicitário e escritor que estreia como diretor. Raquel Medeiros, também publicitária e escritora, estreia com o amigo na codireção. “Marcamos a entrevista principal propositadamente para a semana do Carnaval”, afirma Raquel, “E acabamos captando Mestre Nilo num raro momento em que melancolia, medo e resistência se misturavam”, diz ela. Aperte o play e confira.

< voltar para Lei Aldir Blanc