Leonardo Dantas lança o livro “Arruando pelo Recife”
Postado em: Literatura
Divulgação

O autor Leonardo fez uma ampliação da primeira edição nesta nova publicação editada pela Cepe
“Arruando pelo Recife”, livro que conduz o leitor por um passeio histórico e sentimental na capital pernambucana, acaba de ganhar segunda edição, revista e ampliada. O título, com dois terços a mais do que a primeira versão, é do historiador Leonardo Dantas Silva e será lançado pela Cepe Editora nesta quinta-feira (19), às 19h. Participam da live de apresentação, no canal da Cepe no YouTube (www.youtube.com/CepeOficial), Leonardo Dantas, o jornalista Ângelo Castelo Branco e o escritor Bruno Melo, parceiro do autor nas pesquisas.
A publicação tem 272 páginas, sendo 64 delas ilustradas com fotos atuais da cidade feitas pelo autor (apenas as imagens aéreas são do fotógrafo Alcir Lacerda) e mapas desenhados por Terciano Torres para indicar os quatro roteiros sugeridos por Leonardo Dantas. “Esse é um livro de consulta, um guia diferenciado para as pessoas saberem mais sobre a cidade, o Recife ainda não tem o seu guia atualizado”, declara o historiador. A primeira edição de “Arruando pelo Recife” foi publicada em 2000.
Entre as novidades, Leonardo Dantas destaca o Parque de Esculturas criado pelo artista plástico Francisco Brennand (1927-2019) nos arrecifes do Porto para celebrar os 500 anos do Brasil; o acervo do Instituto Ricardo Brennand na Várzea, Zona Oeste da cidade, aberto em 2002; o Parque Estadual de Dois Irmãos, zoológico e Unidade de Conservação da Mata Atlântica; e o roteiro Norte que se estende até o bairro de Beberibe.
“O parque de esculturas e o Instituto Ricardo Brennand não existiam quando lancei o livro em 2000”, observa. Há, ainda, um capítulo especial dedicado ao Parque Histórico Nacional dos Montes Guararapes, no vizinho município de Jaboatão dos Guararapes. “A localização tão próxima do bairro de Boa Viagem justifica a inclusão no roteiro. É uma visita proveitosa. Nos montes Guararapes, luso-brasileiros em combate contra os holandeses no Brasil travaram duas batalhas, em 1648 e 1649″, diz ele.
Os roteiros sugeridos têm como ponto de partida a Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, e obedecem ao circuito do trânsito de veículos. “Nenhuma rota vai pela contramão”, comenta Leonardo Dantas. Um narrador vai contando ao leitor a história da cidade, desde o século 16 até os dias de hoje: igrejas construídas e demolidas, origem do nome de ruas, costumes que se mantém, arquitetura das edificações e por aí vai.
Durante a viagem, o leitor vai descobrir, por exemplo, que o Sítio da Tamarineira (o terreno e não a edificação), onde funciona o Hospital Ulysses Pernambucano, é um dos mais antigos do Recife, com escritura de 9 de junho de 1551. “Vem da época dos donatários”, afirma Leonardo Dantas, que faz um resgate de todos proprietários do sítio até chegar às mãos da Santa Casa de Misericórdia em 1830.
Também verá que a Estrada do Arraial, inaugurada em 1836 para ligar os Manguinhos (Graças) ao Monteiro, tinha início na Praça do Entroncamento. Depois, o trecho inicial, até o Hospital Ulysses Pernambucano, teve a denominação alterada para Avenida Conselheiro Rosa e Silva. E saberá que, no passado, nas festas de São Gonçalo, as moças solteiras devotas do padroeiro “saracoteavam” em danças que faziam parte do culto na igreja dedicada ao santo, na Boa Vista.
Ao fechar o livro, o leitor certamente terá encontrado muitas outras curiosidades sobre o casario, ruas, festas e costumes. “Arruando pelo Recife, nesta edição acrescido de imagens e com textos ampliados, é um convite para se ver a cidade com outros olhos, enxergando por trás de suas construções e cenários a história e os detalhes que a formam”, destaca Diogo Guedes, jornalista e editor da Cepe.
A live de lançamento será realizada no Dia Nacional do Historiador, data comemorada no Brasil desde 2009 e que remete ao aniversário de nascimento do abolicionista, diplomata e escritor pernambucano Joaquim Nabuco (1849-1910).
Serviço
Lançamento do livro “Arruando pelo Recife” com o historiador Leonardo Dantas Silva, o jornalista Ângelo Castelo Branco e o escritor Bruno Melo (mediação)
Quando: 19 de agosto de 2021 (quinta-feira), às 19h
Onde: www.youtube.com/CepeOficial
Preço do livro: R$ 40 (impresso) e R$ 16 (e-book)
Onde comprar: Lojas físicas e loja virtual da Cepe (www.cepe.com.br/lojacepe)