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Secult-PE faz live sobre a contribuição da Cultura na gênese do método Paulo Freire

A live acontece na próxima terça-feira (14), às 19h, no canal www.youtube.com/secultpe

Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire - RJ/Divulgação

Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire - RJ/Divulgação

A live celebra o centenário de Paulo Freire, comemorado agora em setembro

Neste mês, comemora-se o centenário de nascimento do pedagogo pernambucano reconhecido mundialmente, Paulo Freire. O programa Cultura em Rede, uma realização da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) homenageia o mestre com a live “A contribuição da Cultura na gênese do método Paulo Freire”. O webprograma vai ao ar todas as terças-feiras, às 19h, no canal que a Secult-PE mantém no Youtube.

Segundo o pedagogo, a cultura não é um meio apenas de contemplação. “Para Freire, fazer arte é uma forma de intervir politicamente no mundo”, diz Everson Melquíades, diretor da Escolinha de Arte do Recife e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Melquíades é um dos convidados da live, assim como o também professor da UFPE/Caruaru, Fernando Azevedo, mestre em Artes pela USP e doutor em Educação pela UFPE . O jornalista, escritor e ativista cultural, Marcelo Mário de Melo, faz a mediação.

Uma das maiores preocupações de Freire era a “educação bancária”, em que o aluno era visto como um cofre, no qual o professor depositaria o conhecimento. Para ele, a educação deveria ser “libertadora”, com o aluno participando ativamente do próprio processo educacional. “A compreensão de Paulo Freire quanto ao valor pedagógico da Arte indica que a leitura de mundo só será ampla e complexa se a dimensão estética e artística se fizer presente na formação tanto do educador quanto na do educando, para que ambos alcem voos libertários e humanizadores”, analisa Fernando Azevedo.

Paulo Freire esteve, desde o início de sua carreira, ligado à arte-educação, tendo sido presidente da Escolinha de Arte do Recife ainda nos anos 1950. Sua primeira mulher, Elza, é considerada uma das pioneiras na introdução da arte nos currículos das escolas públicas do Recife.

Movimento de Cultura Popular (MCP)
No início dos anos 1960, havia uma efervescência cultural na cidade do Recife. Foi quando foi criado o MCP, que funcionava como uma espécie de ONG, com estatuto próprio e liberdade, mas ligado à prefeitura, que estava sob o comando de Miguel Arraes. Era um projeto para educação e alfabetização de adultos e democratização da cultura, cujo objetivo era formar sujeitos com consciência social e política através da educação e da cultura popular. Paulo Freire tomou parte na criação do MCP, junto com outros intelectuais e funcionários da prefeitura, como Abelardo da Hora, Ariano Suassuna, Hermilo Borba Filho, José Cláudio, Aloísio Falcão e Luiz Mendonça. No entanto, com o golpe militar de 1964, o MCP foi extinto.

Angicos
Alfabetizar 300 adultos em 40h era meta da equipe comandada por Paulo Freire na experiência de Angicos, no Rio Grande do Norte, realizada em 1963 com êxito. Os painéis utilizados por Paulo Freire na alfabetização de adultos neste famoso caso traziam ilustrações de ninguém menos que Francisco Brennand. O processo partia da leitura das imagens e também do vocabulário utilizado no cotidiano dos adultos que seriam alfabetizados.

“Embora mais direcionado metodologicamente para as questões ligadas à alfabetização, o pensamento pedagógico de Paulo Freire, em termos gerais, é marcado pela estreita ligação entre educação e cultura. Tanto no sentido antropológico quanto no que se refere às linguagens artísticas, notadamente as imagens. Ele propôs a alfabetização a partir de círculos de cultura, com a utilização de imagens, apresentadas em slides ou cartazes”, conta Marcelo Mário de Melo, que chegou a participar, ainda jovem, do curso de formação de professores para alfabetização de adultos.

Segundo Melquíades, pode-se ver três dimensões em Paulo Freire: a estética, a política e a educativa. O pensador, nascido no Recife em 19 de setembro de 1921, e falecido em 2 de maio de 1997, deixou um legado que ultrapassa os limites da pedagogia. Um de seus livros mais famosos, “Pedagogia do Oprimido”, veio inspirar a criação do Teatro do Oprimido, um método teatral criado por Augusto Boal que visa usar o teatro como ferramenta de construção política, social, ética e estética.

Webprograma “Cultura em Rede”
Realizado pelo Núcleo Digital da Secretaria de Cultura de Pernambuco, o webprograma Cultura em Rede traz, sempre às terças-feiras, debates sobre temas relevantes da cultura pernambucana e nacional. A live vai ao ar tanto no canal da Secult-PE no Youtube, quanto no Facebook.

Serviço
Live “A contribuição da Cultura na gênese do método Paulo Freire”
Quando: 14 de setembro de 2021 (terça-feira), às 19h
Transmissão: www.youtube.com/SecultPE | www.facebook.com/culturape

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