Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Sambada de Pontezinha volta a ter roda em formato presencial

Encontro da cultura popular acontecerá neste sábado (13), no Centro Cultural dos Mestres Goitá e Zezinho, no Cabo de Santo Agostinho

Divulgação

Divulgação

Encontro da cultura popular será realizado no Centro Cultural dos Mestres Goitá e Zezinho, no bairro de Pontezinha

A Sambada de Pontezinha, uma das mais antigas de Pernambuco, vai voltar a ter sua roda em formato presencial neste sábado (13), no município do Cabo de Santo Agostinho. Seguindo os protocolos de combate à Covid-19 e reforçando a necessidade do uso obrigatório de máscara, o encontro da cultura popular será realizado no Centro Cultural dos Mestres Goitá e Zezinho, no bairro de Pontezinha, e é aberto ao público.

A programação ficará por conta dos grupos de coco de roda tradicionais da casa e convidados, fortalecendo parcerias e intercâmbios entre locais onde a manifestação do coco de roda é referência. Participam da sambada os grupos Coco de Roda do Mestre Goitá, Toadas de Pernambuco, Bojo da Macaiba, Coco do Mestre Bio Caboclo e Coco Popular de Aliança.

A Sambada de Pontezinha é responsável pela manutenção do coco de roda no bairro de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, onde a tradição é mantida pela comunidade, brincantes e parceiros, que há décadas festejam a brincadeira de geração em geração.

O evento é uma realização da Sambada de Pontezinha e Serafim Produção e contará com o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

“Esta sambada representa a identidade e a cultura naquela comunidade. Lá existe uma conexão muito forte com o coco de roda, e que por meio dessa manifestação cultural realiza um belo trabalho de preservação e salvaguarda da memória dos mestres e mestras de Pernambuco”, ressalta Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.

Serviço:
Sambada de Pontezinha
Sábado (13/11), às 19h
Centro Cultural dos Mestres Goitá e Zezinho (Rua do Açafrão, S/N – Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho)
Gratuito

< voltar para Cultura popular e artesanato