Projeto Transborda circula por unidades do Sesc Pernambuco
O evento acontece até dezembro em unidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata
Postado em: Artes Cênicas
Com a proposta de trazer à tona discussões sobre território, identidade e memória, a 4ª edição do projeto Transborda – As Linguagens da Cena promoverá apresentações e formações artísticas em diferentes pontos da Região Metropolitana. Com a temática “Territórios em Processo”, o projeto promove uma rica programação que reúne oficinas, apresentações artísticas, exposição de fotografia, rodas de conversas, vivências e podcasts, nas unidades de Casa Amarela, Santo Amaro, São Lourenço da Mata e Piedade, até o dia 16 de dezembro. A programação completa está disponível aqui: www.sescpe.org.br/2021/11/24/transborda-2021-sesc-pernambuco.
Em Casa Amarela, o Transborda vai acontecer até o dia 27 de novembro, com oficinas de Graffiti, Poesia Urbana, Fotografia, Breaking e Rap. Todas tem a classificação etária de 15 anos e são gratuitas. A partir das experimentações resultantes das oficinas, será realizada uma culminância com apresentações no dia 27, das 14h às 18h, no Sítio da Trindade, com a presença também de atrações como Bione e Odailta Alves, promovendo um intercâmbio entre os alunos e artistas já atuantes na cena.
No Sesc Santo Amaro, o Transborda acontece de 27 de novembro a 5 de dezembro com uma programação variada como a Mostra de Moda Sustentável, espetáculos teatrais, roda de capoeira, rodas de conversa e oficina. Todas as ações são pautadas a partir de diálogos sobre o bairro de Santo Amaro, com sua história e ancestralidade.
Em São Lourenço da Mata, as atividades envolvem ações voltadas para o universo circense, tendo em sua abertura um cortejo de artistas circense que percorrerá as ruas de Tiúma. Também haverão apresentações de grupos como a Cia TrupeÇando (Sumé – PB), o Circo da Trindade, a Cia Carcará e a apresentação musical Swing do Marmelo, do Palhaço Marmelo, entre outros. As atividades acontecem entre os dias 4 e 12 de dezembro, sempre à tarde e à noite, a partir das 15h
Por fim, no Sesc Piedade, o Transborda vai ocorrer entre 1º e 16 de dezembro. Na unidade, a programação trará à tona histórias e vivências a partir do Rio Jaboatão por meio da residência artística Afluentes: Entre as veias da cidade, ministrada por Gabriela Holanda, além de apresentações artísticas, transmissão de podcast, exibições de filmes e debates. As inscrições para participar da residência estão abertas e podem ser feitas no link: forms.gle/nbvszo3yUXX1sxmj7. A ação é gratuita para quem possuir o cartão Sesc atualizado ou paga para quem não tiver (R$ 20 público geral, R$ 2 comerciários e dependentes).
