“Baile do Menino Deus” é tema da próxima live promovida pela Secult-PE no YouTube
A live acontece na próxima terça-feira (14), às 19h, no canal www.youtube.com/secultpe
Postado em: Secretaria de Cultura
O tradicional espetáculo “Baile do Menino Deus”, que junta uma multidão no Marco Zero todos os anos, acabou virando filme por conta da pandemia. Para falar da realização, a Secretaria de Cultura de Pernambuco apresenta a live com o escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, que assina a obra original em parceria com Assis Lima, e a cineasta Tuca Siqueira, que dirigiu o filme. Será na próxima terça-feira (14) às 19h, no canal da Secult-PE no Youtube (www.youtube.com/SecultPE) e também no perfil do Facebook (www.facebook.com/culturape). A mediação ficará a cargo do ator, fotógrafo e assessor de Artes Circenses da Secretaria, Jorge Clésio.
O espetáculo Baile do Menino Deus, que é encenado desde 1983 e nasceu em formato de livro, traz a história do nascimento de Jesus contada através de elementos tipicamente nordestinos, como o reisado, a lapinha, o pastoril, o cavalo marinho e vem encantando o público através de gerações. Em 2021, não haverá espetáculo por conta da pandemia.
Para virar filme, o roteiro foi reescrito e os arranjos musicais foram refeitos, novos solistas foram convidados e até uma nova orquestra foi formada. Na montagem, o Recife vira não só cenário, mas também um personagem. A obra conta com a participação de vários artistas, incluindo Lia de Itamaracá e Chico César.
O filme, que será lançado no site www.bailedomeninodeus.com.br no dia 23 de dezembro, às 20h, e exibido na TV Globo no dia 26 às 14h, com transmissão gratuita e classificação livre, é uma produção da Relicário, de Carla Valença, com criação e direção geral de Ronaldo Correia de Brito, direção para o cinema da pernambucana Tuca Siqueira, direção de fotografia de Beto Martins, assistência de Amanda Menelau e Tomás Brandão.
Para Ronaldo Correia de Brito, o Baile se transformar em filme garante a sobrevivência da obra dentro de um novo formato. “Mais perto do texto teatral, da música e da encenação para que foi concebido. Trata-se de uma renovação de linguagem em tempos de pandemia. O que não se renova tende a desaparecer”, acredita. O roteiro para este filme foi escrito em parceria com Tuca Siqueira.
“Em 2021, o Baile se expande em cenário real reforçando o teatro enquanto território do sonho”, diz a cineasta. “Acho que o Recife escolheu o Baile. Numa caminhada com parte da equipe, projetamos as cenas imaginadas, sentindo a pulsação dos lugares escolhidos por nós. Foi assim que definimos as locações do filme e que se construiu o cenário dessa história”, conta a diretora Tuca Siqueira.
O Baile conta com a Lei de Incentivo à Cultura e é apresentado pela Fundação de Cultura do Recife, Secretaria de Cultura, Prefeitura do Recife, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, com patrocínio da Toyolex, Copergás, Sherwin Williams, Porto de Suape e Tramontina. Tem ainda copatrocínio da Rede, apoio do Itaú Cultural, Globo, STN, InBetta e realização da Relicário Produções Culturais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Webprograma “Cultura em Rede”
Realizado pelo Núcleo Digital da Secretaria de Cultura de Pernambuco, o webprograma “Cultura em Rede” traz, sempre às terças-feiras, às 19h, debates sobre temas relevantes da cultura pernambucana e nacional. A live vai ao ar tanto no canal da Secult-PE no Youtube, quanto no Facebook. Os programas ficam gravados e podem ser acessados a qualquer momento.
O Cultura em Rede está dedicando a programação de dezembro para manifestações culturais pernambucanas típicas do Ciclo Natalino. Veja os temas dos próximos programas:
21/12 – Azul e Encarnado: o simbolismo no Pastoril
28/12 – Ancestralidade: a Confraria do Rosário como Patrimônio Vivo de Pernambuco
Convidado | Ronaldo Correia de Brito
Dramaturgo, contista, romancista, cronista e médico atuante. Autor de Galileia, romance que lhe valeu o Prêmio São Paulo de Literatura/2009, como melhor livro do ano. Nasceu no Ceará, mas reside no Recife há 52 anos. Publicou diversos livros e peças, entre elas, “Baile do Menino Deus”, “Bandeira de São João”, “Arlequim de Carnaval” e “O Pavão Misterioso”.
Convidada | Tuca Siqueira
Roteirista e diretora pernambucana com diversos prêmios e incursões em curadorias, laboratórios de projetos, júri de festivais e oficinas ministrando aulas em diferentes áreas do audiovisual. Formada em Comunicação (UFPE), atuou como fotojornalista e se especializou em Estudos Cinematográficos (UNICAP) acumulando estudos em outros centros como a EICTV (Cuba). Transitando pelo documentário e a ficção, dirigiu curtas, séries e os longas-metragens “A Mesa Vermelha” e “Amores de Chumbo”.
Mediador | Jorge Clésio
Artista, professor de teatro, fotógrafo de cena e gestor público na área da Cultura. Integrou a equipe da Representação Nordeste do extinto Ministério da Cultura, como assessor para Assuntos da Funarte. Atualmente, é assessor de Artes Circenses na Secult-PE. É encenador dos espetáculos “Inês!” e “Constança!”. No Curso de Interpretação da Escola Hipérion, montou, com os alunos, as peças “A cantora careca”, “A lição” e “Valsa nº 6”.
Serviço
Live “Festa, devoção e arte no Baile do Menino Deus: o baile que virou filme”
Quando: 14 de dezembro de 2021 (terça-feira), às 19h
Transmissão: www.youtube.com/SecultPE | www.facebook.com/culturape
