Curso “Telepresença: o corpo em cena digital” encerra inscrições nesta quinta-feira (10)
Postado em: Formação Cultural
Comandado pelo diretor Luiz Manuel, do Coletivo Caverna, o curso “Telepresença: o corpo em cena digital” encerra, nesta quinta-feira (11), o prazo de suas inscrições. Para participar, os interessados deve preencher o formulário disponível no Google Forms: forms.gle/X6FSwdynHti9Fvn1A, e aguardar a lista de confirmação dos participantes.
A atividade integra o prêmio “Oficinas Culturais”, fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, e visa estudar de forma horizontal e coletiva a presença cênica no teatro contemporâneo a partir de dois questionamentos: o que é presença na era digital? Como isso influencia as artes da cena? As aulas são gratuitas e acontecerão por meio da plataforma Zoom, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, das 18h às 20h. Mais informações pelo e-mail contatoluizmanuel@gmail.com ou pelo perfil do Instragram @luiz.manuel.
O curso investiga as relações possíveis entre a tela e a presença, o real e o virtual, o teatro e o cinema ou live cinema. Todo conteúdo será adaptado a uma linguagem simples e menos acadêmica para que seja direcionada a pessoas sem experiência com a linguagem artística.
A vivência acontece em formato de laboratório e o ministrante funciona não só como um orientador teórico (situando os participantes na história do teatro), como também orientador de experiências, tanto na construção de uma plástica audiovisual, como na produção de conteúdo de dramaturgia pessoal, culminando na construção de uma cena.
Para isso, o curso desenvolverá uma metodologia laboratorial, de caráter experimental e teórico-prático. “Através de exposição oral e audiovisual, com exemplos de trabalhos anteriores do Coletivo Caverna e de outros grupos e artistas, vamos explorar alguns pontos: os pré-cinemas, a história do teatro com foco na descoberta do teatro contemporâneo, o conceito de presença, de performance e de telepresença. Realizaremos exercícios práticos em todas as aulas”, conta Luiz Manuel.
