Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Claudionor Germano e Valéria Moraes falam de frevo e genialidade em live da Secult

O Frevo comemora, em 2022, 10 anos do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela Unesco em 2012. Para chegar a este reconhecimento, muitos nomes da cultura pernambucana dedicaram boa parte da vida para criar, com muita genialidade, letras, composições e até inventar um estilo próprio de cantar, como foi o caso de Claudionor Germano. O cantor, junto com Valéria Moraes, neta de um dos maiores compositores e regentes de bloco que o Recife já viu, Edgard Moraes, participam de live produzida pela Secretaria de Cultura de Pernambuco. O programa Cultura em Rede vai ao ar nesta terça-feira (15), às 19h, no canal da Secult-PE no Youtube  (www.youtube.com/SecultPE) e também no Facebook (www.facebook.com/culturape). Para mediar a conversa, foi convidado Marco Cézar, mestre em música, compositor, arranjador, professor do Conservatório Pernambucano de Música, instrumentista e diretor musical.

Na live, intitulada “O tema é frevo e genialidade”, serão reverenciados nomes que fizeram do frevo essa grande expressão popular. Claudionor Germano, que neste ano completa 90 anos de vida e 75 de carreira, começou a trajetória como cantor de rádio. Foi o primeiro artista a gravar um disco só com músicas de Carnaval. Animava foliões em bailes carnavalescos na década de 1950. Nos anos 80, comandava a Frevioca. Participou de nada menos que 52 bailes municipais. É considerado a “Voz do Frevo”. “Sinto-me feliz em ver o tempo passar e eu cumprindo meu dever de cidadão abraçando o frevo como causa de vivência e satisfação de vida. Meu trabalho foi feito com carinho, com amor e com responsabilidade, sobretudo”, diz ele.

Valéria Moraes, produtora artística do Coral Edgar Moraes, que completa 35 anos em 2022, vem representando o avô, que nos deixou em 1974. Seu legado permanece: foram quase 100 frevos dos mais variados estilos. Autodidata, se inspirou no irmão, Raul Moraes, que também era músico e compositor e que faleceu precocemente. Edgard tem mais de 100 frevos entre frevos de bloco, de rua e frevos-canção. “Era considerado o General 5 Estrelas da Folia, porque ele gostava muito de Carnaval. Era o ‘general’ que comandava toda essa trupe na época de Carnaval”, conta Valéria. O coral carrega o DNA de Edgar Moraes, pois as participantes são todas filhas, netas, sobrinhas e bisnetas deste grande ícone do frevo, que participou, como regente, de alguns dos mais famosos blocos de Carnaval do Recife, como Madeira do Rosarinho, Inocentes de São José, Banhistas do Pina e Batutas de São José.

Serviço
Live “O tema é frevo e genialidade”, com a participação de Claudionor Germano e Valéria Moraes e mediação de  Marco Cézar
Quando: 15 de fevereiro de 2022 (terça-feira), às 19h
Transmissão: www.youtube.com/SecultPE | www.facebook.com/culturape

< voltar para Secretaria de Cultura