Theatro Cinema Guarany, em Triunfo, completa 100 anos de atividades
Equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe é o locus do audiovisual no Sertão pernambucano
Postado em: Espaços culturais
Há exatamente um século, no dia 17 de fevereiro de 1922, era inaugurado um dos mais emblemáticos equipamentos culturais do Sertão pernambucano. Naquele dia, em Triunfo, nascia o Theatro Cinema Guarany, uma edificação imponente que se destaca no conjunto urbano do município. Entre as atividades que compõem a programação do Guarany, destacam-se o Programa Cine de Rua, que leva a produção audiovisual pernambucana para diversas salas de exibição do Estado, e o Festival de Cinema de Triunfo, que há mais de uma década premia o que há de melhor da cadeia produtiva local e nacional do setor. Por conta da pandemia da Covid-19, atualmente o equipamento encontra-se apenas realizando atividades administrativas.
Aproveitando a data marcante, o Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, órgão que gerencia o local, prevê para o mês de março uma série de melhorias na sala, numa ação conjunta de investimentos nos equipamentos culturais do Estado. Entre as intervenções previstas, estão a compra de cerca de 120 novas poltronas, um projeto de climatização e a requalificação do edifício, com obras na coberta, nas estruturas hidráulica e elétrica, além de pintura e iluminação cênica (essa última em parceria com a empresa Neoenergia). No segundo semestre, após a conclusão das obras, a Fundarpe promoverá atividades culturais para marcar a data histórica.
Para o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, o equipamento tem uma importância enorme para a cadeia produtiva do setor. “Além de ter a marca das edificações históricas tão presentes em nosso Estado, o Theatro Cinema Guarany conquistou relevância que ultrapassa os limites do município de Triunfo, atingindo a comunidade da região do Pajeú e diversos municípios do Sertão pernambucano”, declarou.
Verner Brenan/Divulgação

O equipamento cultural abriga anualmente o Festival de Cinema de Triunfo, que reúne cineastas de várias regiões do país
“Vamos promover algumas ações para comemorar o centenário do Guarany, uma data muito importante não só para a comunidade de Triunfo e municípios da região, mas para todo o Estado de Pernambuco. Triunfo é nossa vitrine turística também por sua forte tradição cultural, seja com os caretas do Carnaval e também por conta desse equipamento centenário. Já estamos prontos para anunciar as intervenções, que vão ocorrer numa solenidade com a presença do governador Paulo Câmara”, adiantou Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.
Canuto finaliza com um agradecimento especial. “É importante registrar a importância fundamental da parceria que o Governo construiu com a prefeitura municipal de Triunfo e com a unidade do Sesc-PE local. Sem eles, o nosso trabalho não teria chegado tão longe”, comentou o presidente da Fundarpe.
