Oficina de assessoria de imprensa para artistas está disponível no YouTube
Postado em: Formação Cultural | Lei Aldir Blanc
Divida em quatro videoaulas, está disponível no YouTube a Oficina de Assessoria de Imprensa para Artistas Independentes. Contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc, o curso é comandado pelo comunicador/artista Gabriel Vila Nova e tem como objetivo a atuação e importância de uma assessoria de imprensa para o segmento cultural. Nas aulas, o público poderá aprender como escrever um release de lançamento e dicas para conseguir divulgar produtos culturais em portais de comunicação.
“Enquanto artista que também trabalha com comunicação, percebi que parte dos artistas independentes, sobretudo os que estão iniciando uma carreira profissional, não têm fácil acesso a um conhecimento, mesmo que básico, sobre a importância da assessoria de imprensa e sobre como divulgar seus lançamentos para portais de comunicação”, conta o comunicador, que possui 24 anos. A finalidade da oficina, além de democratizar o conhecimento, é buscar auxiliar artistas – que muitas vezes não dispõem de recursos suficientes para contratar assessores de imprensa para todos os lançamentos – a atingir resultados de divulgação, mesmo que para portais da localidade do artista.
OFICINEIRO
Gabriel Vila Nova é estudante do curso de Comunicação Social com ênfase em Produção Cultural e Mídias Sociais, ofertado no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Além disso, assina artisticamente como Gael Vila Nova enquanto cantor, compositor, músico e poeta.
Além de estudante na área de comunicação desde 2019, o proponente une escrita e cultura desde março de 2020, quando passou a integrar o grupo de colunistas mensais do portal de jornalismo cultural Café Colombo, espaço onde desenvolveu, até o início de 2022, a escrita de resenhas, artigos, reportagens e entrevistas sobre temas como música, literatura e cultura popular. Começou a trabalhar como assessoria de imprensa também em 2020 a partir da necessidade de divulgação do próprio trabalho enquanto artista e até hoje atua como freelancer na área.
