Terreiro Axé Talabi realiza o Festival Crianças de Axé: Infância e Patrimônio Cultural
Postado em: Cultura popular e artesanato | Lei Aldir Blanc
O Terreiro Axé Talabi, localizado na comunidade de Paratibe em Paulista (RMR), realizará o Festival Crianças de Axé: Infância e Patrimônio Cultural, nos próximos dias 9 e 10 de abril (sábado e domingo). O evento, que conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, abordará a infância, os direitos de brincar e aprender, e o universo lúdico infantil das crianças pertencentes às comunidades tradicionais de matriz afro-indígena de Pernambuco, por meio de atividades, vivências e apresentações que abordarão mitos, ritmos, comidas, cânticos e celebrações, elementos que compõem o conjunto de bens do patrimônio imaterial dos povos e comunidades de matriz africana e afro-indígena pernambucanas.
A programação do evento será composta por diversas atividades nas linguagens de patrimônio, brincadeira, música, culinária, memória, circo, contos e dança, abordando sempre a importância dos terreiros como espaços fundamentais para o universo lúdico infantil e de aprendizado das crianças. Vivências sobre o cuidado com as folhas sagradas e sobre a produção de alimentos da culinária dos Orixás, apresentações circenses e musicais, e a montagem de um parque de diversão são algumas das atrações que estarão presentes nos dois dias do festival.
Segundo mãe Lú de Iyemanjá, iyalorixá do Terreiro Axé Talabi e idealizadora do festival, a ação é bastante relevante, já que relaciona as crianças com a comunidade e os saberes ancestrais, possibilitando que as brincadeiras atuem e fortaleçam as formas de aprendizados tão fundamentais para preservação do patrimônio e para o desenvolvimento cultural.
“Quando somos crianças aprendemos muito brincando, o terreiro é um lugar de brincar e de aprender. Cada brincadeira tem sua forma de ensinar, de deixar algo. Esse festival foi pensado para valorizar o corpo como brinquedo, fundamental para preservação do patrimônio e para o
fortalecimento cultural das nossas comunidades de terreiro”, diz mãe Lú de Iyemanjá.
O festival será aberto ao público, com entrada gratuita e classificação livre. Será necessária apresentação do passaporte/comprovante vacinal dos adultos e crianças. As atividades serão realizadas em espaço aberto e não ultrapassarão o limite de pessoas permitidas por decreto vigente na data de sua realização. Haverá transmissão em tempo real (ao vivo) do evento pelas redes sociais do Núcleo de Mídia, vinculado ao Terreiro Axé Talabi, e demais grupos parceiros.
Serviço
Festival Crianças de Axé: Infância e Patrimônio Cultural
Quando: 9 e 10 de abril de 2022 (sábado e domingo), das 14h às 20h
Local: Terreiro Axé Talabi (Rua Orobó, nº 257, Paratibe, Paulista – PE)
Acesso gratuito (será necessário apresentação do passaporte/comprovante vacinal)
