Documentários retratam trajetórias de mestres da Mata Norte
Postado em: Artes Cênicas | Cultura popular e artesanato | Lei Aldir Blanc
A trajetória de vida dos mestres Zeca Cirandeiro, de Paudalho, Baixinho dos Oito Baixos, de Vicência, e João Paulo de Lima (Escada) ganharam documentários que serão exibidos nesta segunda-feira (2), às 19h30, no canal Giro Mata Norte do YouTube (www.youtube.com/channel/UC1Is9bwMJXHT3AFCAB5wu_Q/videos). Os vídeos foram produzidos com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.
No documentário dirigido pelo jornalista Henrique Almeida, a trajetória do Mestre Baixinho dos Oito Baixos é contada por ele mesmo, parentes e amigos. Nascido no Sítio Vidal, Zona Rural do município de Vicência/PE, Aldo Lourenço Guerra aprendeu desde cedo a tocar a sanfona de oito baixos. Com idas e vindas para São Paulo, dividindo a arte deixada pelo pai com o trabalho de alvenaria, o tocador e compositor compartilha uma trajetória de luta e amor pela sanfona e pelo forró pé de serra, tendo a Zona da Mata pernambucana como principal pano de fundo dessa narrativa.
A vida artística do mestre cirandeiro Zeca, cantor, compositor e educador popular, influenciada nos grandes nomes da ciranda pernambucana, como Lia e Baracho, é contada em documentário dirigido pelo produtor audiovisual Marivaldo Silva. E é no município de Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco, onde José Leite Filho, ou Zeca Cirandeiro, imagina, dá vida, melodia e canta a história de todos os tempos, com poesia e uma marca peculiar de luta por uma sociedade que gire de mãos dadas, como ensina a ciranda.
O filme “João Paulo de Lima e o Balé Cultural de Escada” é dirigido pelo jornalista e doutorando em Comunicação Eduardo Amorim, e traz a visão do artista, uma apresentação do espetáculo IyáOmi, gravada nas cachoeiras do Convento e do Urubu, em Primavera, além de entrevistas com alguns dos bailarinos e o coreógrafo Manno César.
