Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Espetáculo “Ombela” será encenado no Espaço O Poste

Lucas Emanuel/Divulgação

Lucas Emanuel/Divulgação

“Ombela” utiliza a água como mote para despertar na plateia o resgate de nossa ancestralidade

Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o grupo de teatro O Poste Soluções Luminosas comanda o projeto “Ocupação Espaço o Poste”, que sediará em sua sede espetáculos e artistas de maio até outubro, com programação para todas as idades. Nesta primeira etapa (maio), o espaço do grupo, formado pelos artistas e educadores Samuel Santos, Naná Sodré e Agrinez Melo, abre as portas para alguns espetáculos do repertório do grupo.

Neste sábado (28), às 20h, é a vez de “Ombela”, espetáculo protagonizado por Naná Sodré e Agrinez Melo que joga luz sobre o universo feminino a partir de uma síntese poética onde a chuva reorienta a transfiguração dos sentidos da vida e nos interroga quem somos nós e para onde vamos?

MONTAGEM - Ombela (a chuva) após cair resolve deixar duas gotas que se transformam em duas entidades, que são a personificação da chuva ganhando corpo e voz. Essas gotas inventam rios e desdobram ao som do vento e a cada gota faz nascer ou morrer coisas, gente e sentimentos.

A peça além de ser interpretada em português tem partes faladas e cantadas na língua africana de Angola, umbundo, que é uma língua banta falada pelos ovimbundos das montanhas centrais de Angola. A peça ganhou o prêmio especial sobre a pesquisa de matriz africana.

Além de ter se apresentado por Recife e feito circulação em Portugal, “Ombela” já foi objeto de estudos acadêmicos e teve um artigo (“Ombela: uma cena ancorada no imaginário africano”) publicado na Revistas USP/SP, por Elton Soares Siqueira. Em 2023, o grupo fará circulação internacional e se apresentará em Angola, também com incentivo do Funcultura.

Serviço
Espetáculo “Ombela”
Quando: 28 de maio de 2022 (sábado), às 20h
Onde: Espaço O Poste (Rua do Riachuelo, 641 – Boa Vista – Recife/PE)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

< voltar para Funcultura