Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Filme “O Peso do Ser” estreia no Festival de Cinema de Caruaru

peso do ser card 03

Com incentivo do Governo de Pernambuco, estreia, no próximo dia 23/8 (terça-feira), o filme “O Peso do Ser”, no 9º Festival de Cinema de Caruaru. Escrito e dirigido por Thiago Henrique Muniz, o curta-metragem apresenta os conflitos de um homem que vive entre as suas limitações materiais e o universo abundante de consumo que o cerca. Protagonizado pelos atores Luciano Torres e Priscila Ferraz, o curta foi gravado em Caruaru, contando com a participação de 19 profissionais em todas as fases, da pré-produção até a finalização.

Segundo Thiago Henrique Muniz, a ideia do “O Peso do Ser” é apresentar a vida de um homem que vive em um mundo de contradições e que não consegue se encaixar em nenhum lado do grande embate entre o moderno e o arcaico, entre a ordem e o caos. “A personagem Ana, esposa do personagem Jorge, surge como uma figura que simboliza a bússola norteadora, o contrapeso na balança que procura dar estabilidade a esse homem atribulado que representa uma parte da população do Agreste pernambucano, pertencente a uma classe social baixa. Essas pessoas, possuem raízes e estilo de vida arcaicos, mas vivem em um mundo de abundância de objetos e de constante consumo”, disse o diretor.

O autor conta, ainda, que o objetivo do filme não é trazer respostas prontas sobre esses problemas, mas sim levantar reflexões. “Somos determinados por nossas raízes? Somos reféns da nossa condição ou das nossas próprias ambições? Qual é a vida boa; aquela que se ganha mais, consome mais e deseja mais, ou aquela que se vive buscando os prazeres das pequenas coisas?”, questionou Thiago.

A produção executiva de “O Peso do Ser” é do produtor cultural e realizador audiovisual Evandro Lunardo, que destaca outros aspectos importantes do trabalho. “O filme foi concebido, produzido e filmado em Caruaru, no Agreste Central, revelando potencialidades artísticas e técnicas do fazer cinematográfico na região. Para além do contexto local, a produção busca favorecer uma reflexão transversal sobre o desenvolvimento do audiovisual e sobre as histórias que estão sendo contadas por realizadores do interior de Pernambuco”, acrescentou Evandro.

“O Peso do Ser” inicia a sua carreira em festivais, mostras e cineclubes, quando será exibido, pela primeira vez, na 9ª Edição do Festival de Cinema de Caruaru. O filme foi selecionado para a Mostra Agreste de Curta-Metragem, dia 23 de agosto, integrando a programação do evento que tem parte das exibições presenciais no Teatro João Lyra Filho.

Serviço
Estreia do filme “O Peso do Ser”
Quando: 23 de agosto de 2022 (terça-feira), às 18h40
Onde: Teatro João Lyra Filho (Rua Visconde de Inhaúma, 999 – Maurício de Nassau, Caruaru-PE)

< voltar para Funcultura