Filme “O Peso do Ser” estreia no Festival de Cinema de Caruaru
Postado em: Audiovisual | Funcultura
Com incentivo do Governo de Pernambuco, estreia, no próximo dia 23/8 (terça-feira), o filme “O Peso do Ser”, no 9º Festival de Cinema de Caruaru. Escrito e dirigido por Thiago Henrique Muniz, o curta-metragem apresenta os conflitos de um homem que vive entre as suas limitações materiais e o universo abundante de consumo que o cerca. Protagonizado pelos atores Luciano Torres e Priscila Ferraz, o curta foi gravado em Caruaru, contando com a participação de 19 profissionais em todas as fases, da pré-produção até a finalização.
Segundo Thiago Henrique Muniz, a ideia do “O Peso do Ser” é apresentar a vida de um homem que vive em um mundo de contradições e que não consegue se encaixar em nenhum lado do grande embate entre o moderno e o arcaico, entre a ordem e o caos. “A personagem Ana, esposa do personagem Jorge, surge como uma figura que simboliza a bússola norteadora, o contrapeso na balança que procura dar estabilidade a esse homem atribulado que representa uma parte da população do Agreste pernambucano, pertencente a uma classe social baixa. Essas pessoas, possuem raízes e estilo de vida arcaicos, mas vivem em um mundo de abundância de objetos e de constante consumo”, disse o diretor.
O autor conta, ainda, que o objetivo do filme não é trazer respostas prontas sobre esses problemas, mas sim levantar reflexões. “Somos determinados por nossas raízes? Somos reféns da nossa condição ou das nossas próprias ambições? Qual é a vida boa; aquela que se ganha mais, consome mais e deseja mais, ou aquela que se vive buscando os prazeres das pequenas coisas?”, questionou Thiago.
A produção executiva de “O Peso do Ser” é do produtor cultural e realizador audiovisual Evandro Lunardo, que destaca outros aspectos importantes do trabalho. “O filme foi concebido, produzido e filmado em Caruaru, no Agreste Central, revelando potencialidades artísticas e técnicas do fazer cinematográfico na região. Para além do contexto local, a produção busca favorecer uma reflexão transversal sobre o desenvolvimento do audiovisual e sobre as histórias que estão sendo contadas por realizadores do interior de Pernambuco”, acrescentou Evandro.
“O Peso do Ser” inicia a sua carreira em festivais, mostras e cineclubes, quando será exibido, pela primeira vez, na 9ª Edição do Festival de Cinema de Caruaru. O filme foi selecionado para a Mostra Agreste de Curta-Metragem, dia 23 de agosto, integrando a programação do evento que tem parte das exibições presenciais no Teatro João Lyra Filho.
Serviço
Estreia do filme “O Peso do Ser”
Quando: 23 de agosto de 2022 (terça-feira), às 18h40
Onde: Teatro João Lyra Filho (Rua Visconde de Inhaúma, 999 – Maurício de Nassau, Caruaru-PE)
