Antonio Lisboa e Edmilson Ferreira celebram 25 anos de cantoria de viola
Postado em: Cultura popular e artesanato | Funcultura

Temporada de apresentações conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio do incentivo do Funcultura
A dupla de repentistas Antonio Lisboa e Edmilson Ferreira alcança um fato inédito na história da cantoria de viola: completam 25 anos cantando juntos. Para celebrar este momento os dois vão realizar o projeto “25 Anos 25 Horas de Repente”, com cinco eventos nos municípios pernambucanos do Recife, Garanhuns, Itapetim, além da Várzea Grande, no Piauí (terra natal de Edimilson Ferreira) e em Marcelino Vieira, no Rio Grande do Norte (terra natal de Antonio Lisboa). Em cada evento, a dupla aniversariante receberá convidados como poetas repentistas, declamadores de poesia, cordelistas, aboiadores e emboladores de coco. A temporada conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio do incentivo do Funcultura.
Na abertura do projeto, a dupla promove em Garanhuns, nesta sexta-feira (16), uma noitada com cinco horas celebrando a poesia popular nordestina. No palco, no Terraço Churrascaria e Chopperia, os dois recebem os poetas cantadoresRinaldo Aleixo, Daniel Olímpio, Severino Feitosa e Luciano Leonel; os poetas emboladores Rouxinol Pereira e Lavanderia; e o aboiador Ronaldo Aboiador; na declamação, Djair Olímpio, além do cordelista Herlon Cavalcante.
HISTÓRIA - Foi em 1995 que dois jovens repentistas, que já se conheciam, resolveram morar no Recife e se juntar para formar uma dupla. Antonio Lisboa e Edmilson Ferreira encararam o desafio, se profissionalizaram e passaram a se desenvolver artisticamente. Encontraram um no outro as características poéticas semelhantes do ponto de vista performático. Construíram uma harmonia instrumental, ritmo e uma harmonia vocal criando juntos muitas melodias.
Recentemente, em 2020, completaram 25 anos cantando juntos. Até onde sabe não tem uma única dupla de repentistas nos 200 anos de história da cantoria de viola que tenha esse marco que é uma comunhão de bens com uma proposta afinada e harmoniosa de um trabalho coletivo. E contabilizam cerca de mais de 300 primeiros lugares em festivais de repentistas por todo o Brasil, sete CDs e cinco DVDs gravados pela dupla, além da participação em 30 CDs no mercado e 18 DVDs, três turnês na Europa e o 2º lugar nacional no Segundo Festival Nacional Voa Viola (junho/2012), entre outras conquistas.
FUNCULTURA - O Fundo Pernambucano de Incentivo à é o maior programa de fomento à cultura do Estado, que anualmente investe cerca de R$ 32 milhões na produção cultural por meio dos seus editais: Geral, Audiovisual, Música e Microprojeto Cultural.
Serviço:
“25 Anos 25 Horas de Repente”
Data: Sexta-feira (16), às 19h30
Terraço Churrascaria e Chopperia (Av. Rui Barbosa, 1070, Heliópolis, Garanhuns/PE)
Informações: (81) 99760-9444 | 99249-5745 | (87) 99163-0793 (Todos WhatsApp)
Gratuito